PUBLICIDADE

Nascar é o automobilismo raiz - Especial - parte 1

A Nascar tem muitas disputas e corridas emocionantes Se você é fã de velocidade, deve conhecê-la

19 abr 2021 12h04
| atualizado em 21/4/2021 às 12h00
ver comentários
Publicidade
Três carros lado a lado a quase 300 km/h é cena comum nas provas da Nascar.
Três carros lado a lado a quase 300 km/h é cena comum nas provas da Nascar.
Foto: Divulgação

Ainda existe muito fã de automobilismo que, ao ouvir a sigla Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing), logo pensa em corridas com pilotos “caipiras” sem talento, que usam carros velozes – mas desprovidos de tecnologia – e disputadas apenas em circuitos ovais.

Tudo bem, parte dessa definição ainda é válida (o “coração” da categoria está ligado à cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, por exemplo) mas, mesmo assim, quem gosta de automobilismo não deve ignorar a maior e mais bem-sucedida categoria de esportes a motor dos Estados Unidos, que só perde para o futebol americano na preferência do público. Então, se você gosta de velocidade e não conhece a Nascar, mas deseja saber mais sobre a categoria, acompanhe esta série de textos nos quais vamos mostar as principais características da competição.

A Nascar possui três categorias principais: a Camping World Truck Series (picapes), a Xfinity Series e Cup Series (a mais glamourosa). Todos os carros têm estrutura tubular e carenagens (bolhas) similares, com decorações que simulam modelos de rua de três montadoras: Chevrolet, Ford e Toyota.

Chase Elliott é o atual campeão da Nascar Cup Series.
Chase Elliott é o atual campeão da Nascar Cup Series.
Foto: Divulgação

Detalhe: apesar de parecerem um pouco “toscos” à primeira vista, os carros da Nascar, atualmente, são extremamente seguros. Para se ter ideia, eles possuem uma série de “escotilhas” aerodinâmicas que se abrem assim que o carro ameaça sair do controle e capotar. Por conta desse recurso, é raro ver um acidente em que o veículo saia capotando pela pista.

Nas picapes, os modelos representados são Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Toyota Tundra, enquanto Camaro e Mustang são usados tanto na Xfinity quanto na Cup por Chevrolet e Ford. Já a Toyota aparece com Supra e Camry, respectivamente. Importante: apesar de fornecerem os motores, as montadoras não têm participação direta na categoria com algum time oficial.

Os conjuntos motrizes são iguais para as três categorias: motor V8 alimentado a gasolina (com 15% de etanol) e câmbio manual de quatro marchas, com tração traseira. Na Cup, a alimentação é feita por injeção eletrônica e os propulsores entregam até 725 cv, dependendo da pista. Na Xfinity e nas picapes, porém, os motores têm carburador e desenvolvem até 700 cv e 600 cv, respectivamente (também dependendo da pista).

As provas da Truck Series quase sempre são marcadas por disputas emocionantes até o fim.
As provas da Truck Series quase sempre são marcadas por disputas emocionantes até o fim.
Foto: Divulgação

No próximo fim de semana (dias 24 e 25 de abril) a Nascar vai estar em um dos templos da categoria, o superspeedway de Talladega, onde as velocidades costumam chegar a 300 km/h e os acidentes são comuns. No próximo texto vamos explicar mais detalhes sobre essa importante categoria do automobilismo, para que você possa acompanhar as corridas sabendo mais sobre elas. Não perca!

 

Parabólica
Publicidade
Publicidade