PUBLICIDADE

Parabólica

Nascar: Como funcionam os playoffs – Especial parte 3

Na última parte deste especial, explicamos como é definido o grande campeão da temporada

22 abr 2021 - 11h53
Compartilhar
Exibir comentários
A última corrida da temporada 2022 será no circuito de Phoenix, no Arizona.
A última corrida da temporada 2022 será no circuito de Phoenix, no Arizona.
Foto: Divulgação

Nos textos anteriores (parte 1 e parte 2), mostramos as principais características e peculiaridades da Nascar, a principal categoria do automobilismo americano. Agora, é a vez de falarmos sobre os playoffs.

Muita gente costuma criticar a Nascar pelo fato de as corridas serem muito demoradas. Como resposta a essas críticas, a entidade que comanda a categoria instituiu, desde 2017, a disputa em segmentos, dividindo cada prova em três partes, mas só quem vence a última é considerado o vencedor da etapa – e ganha o direito de disputar os playoffs.

Os dez primeiros colocados de cada segmento também somam pontos que valem exclusivamente para a fase final do campeonato, os playoffs. Já a classificação da corrida concede pontos que valem para o ranking da temporada. Parece confuso, mas, acredite, funciona.

Para disputar o título da Nascar, o piloto precisa vencer ao menos uma das corridas da temporada regular, além de se manter entre os mais bem classificados no ranking. Assim, caso um mesmo piloto vença várias corridas durante o ano, é possível que outros se classifiquem para os playoffs graças à sua classificação no ranking.

A equipe Penske (na foto, os pilotos Joey Logano, nº 22, e Brad Keselowsky, nº 2) sempre está entre as candidatas ao título.
A equipe Penske (na foto, os pilotos Joey Logano, nº 22, e Brad Keselowsky, nº 2) sempre está entre as candidatas ao título.
Foto: Divulgação

A partir de setembro, os 16 pilotos mais bem colocados no ranking iniciam a disputa pelo título (mas os demais seguem correndo, só não têm chances de brigar pelo campeonato).

Quem somou mais pontos a cada segmento parte com vantagem na disputa dos playoffs, já que, nessa fase, a cada três corridas os quatro pilotos com menos pontos são desclassificados.

Dessa forma, a última corrida do ano – que nesta temporada será disputada em Phoenix, no Arizona – é o palco da grande decisão, na qual os quatro pilotos “sobreviventes” correm pelo título. Nessa prova, o campeão é aquele que chegar à frente dos outros três – independentemente de vencer a corrida.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a Nascar, vale acompanhar a temporada deste ano, que está muito equilibrada até agora, com oito vencedores diferentes em nove corridas disputadas. Neste fim de semana tem a etapa de Talladega, uma das mais aguardadas do ano, e os canais Fox Sports devem transmitir tanto a corrida da Xfinity Series, no sábado, quanto a da Cup Series, no domingo. Não perca!

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade