Script = https://s1.trrsf.com/update-1765207508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

FIA WEC anuncia entry-list com 17 Hypercars e 18 LMGT3

A temporada terá 35 carros e confirma estreias, ausências e pilotos de destaque, incluindo o campeão do DTM Ayhancan Güven na classe LMGT3.

8 dez 2025 - 14h19
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Paulo Abreu / Parabólica

A temporada 2026 do FIA World Endurance Championship (WEC) contará com um grid de 35 carros, divididos entre 17 Hypercars e 18 LMGT3, o que reforça, por mais um ano, a diversidade de montadoras no atual regulamento do campeonato.

A principal ausência é a da Porsche, que ficará fora de toda a temporada após a Proton Competition confirmar que não poderia sustentar o programa de dois 963 sem o apoio direto da Penske. A saída da montadora alemã abre espaço para a estreia da Genesis, divisão premium da Hyundai, que ingressa no WEC com dois Hypercars GMR-001, numerados #17 e #19.

A classe principal contará com duas entradas de Ferrari, Toyota, Cadillac, BMW, Aston Martin, Alpine, Peugeot e Genesis, além da Ferrari cliente nº 83 da AF Corse. A Ferrari chega como campeã defensora, invicta em Le Mans desde o retorno com o 499P.

A maioria das grandes montadoras optou por dar continuidade em suas formações. Aston Martin preserva suas equipes no #007 e #009. Toyota mantém as duplas vencedoras dos #7 e #8. Cadillac segue com Lynn, Stevens e Nato no #12, enquanto Bourdais e Bamber continuam no #38; Jack Aitken substitui Jenson Button na JOTA. BMW não altera seus pilotos nos #15 e #20. Ferrari mantém os mesmos nomes nos carros #50 e #51, sem mudanças desde o início do programa 499P.

O #83 da AF Corse terá novamente o vencedor de Le Mans 2025, Yifei Ye, que ainda aguarda a definição de companheiros. Situação semelhante ocorre na Alpine, com apenas Antonio Félix da Costa (#35) e Frédéric Makowiecki (#36) confirmados até agora. A Peugeot lista Paul di Resta (#93) e Loïc Duval (#94), mas já anunciou Nick Cassidy, Stoffel Vandoorne e Théo Pourchaire, que ainda serão distribuídos entre os 9X8.

Foto: Divulgação / FIA WEC

A classe LMGT3, introduzida em 2024, alcança em 2026 um marco inédito: todos os nove fabricantes terão duas entradas cada. 

Dos casos já anunciados, a ausência da Iron Dames na classe se confirma de uma vez. A equipe feminina, que participou nas temporadas anteriores com destaque e contribuiu para aumentar a visibilidade das mulheres no endurance, não terá representação nesta temporada. Com isso, a Manthey passa a ser a única equipe a disputar dois Porsche 911 GT3 R na categoria,

Uma das surpresas da lista de inscritos foi a confirmação de Ayhancan Güven, atual campeão do DTM, pela Manthey. O piloto turco, vencedor das 12 Horas de Bathurst, se juntará ao Porsche 911 GT3 R #91 “Manthey DK Engineering”. A equipe bicampeã do WEC, retorna com dois carros, o #91 “Manthey DK Engineering” com Güven e o #92 “The Bend Manthey” com Richard Lietz, James Cottingham e Yasser Shahin.

Entre os destaques, Garage 59 assume as operações da McLaren e divulga formação completa para os dois 720S GT3 Evo. Heart of Racing passa a operar os dois Aston Martin, após a saída da Racing Spirit of Lemans. AF Corse, Iron Lynx e Mercedes mantêm as mesmas formações de 2025, com poucas alterações.

Os BMW da WRT retornam com Darren Leung no #32 e Anthony McIntosh no novo #69, marcando a ausência de Valentino Rossi. A TF Sport/Corvette terá os carros #33 e #34, com Nicky Catsburg e Charlie Eastwood; o #34 será inscrito como “Racing Team Turkey by TF”, indicando o retorno de Salih Yoluc. A Proton entra com dois Ford Mustang GT3 e confirma Ben Tuck e Gianmarco Levorato. A Akkodis ASP/Lexus segue com o RC F em sua possível temporada final.

ACO, FIA e WEC destacam que a temporada 2026 representa a consolidação de um campeonato. Em 2025, a categoria Hypercar viu sete vencedores diferentes em oito corridas, enquanto a LMGT3 teve seis formações distintas no topo do pódio.

O FIA WEC volta às pistas em 28 de março, com os 1812 km do Qatar, seguido por:

6H de Imola – 19 de abril

6H de Spa-Francorchamps – 9 de maio

24H de Le Mans – 13 a 14 de junho

6H de São Paulo – 12 de julho

Lone Star Le Mans – 6 de setembro

6H de Fuji – 27 de setembro 

8H do Bahrein – 7 de novembro 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade