Festival de dados: além dos tempos do TL2 do GP da Hungria
Indo além dos simples tempos do Treino Livre 2, trazemos dados e gráficos que ajudam a ver onde está cada equipe para o GP da Hungria.
Normalmente, sexta-feira é dia em que não se observam tantas coisas. A maior atenção acaba por ser dada no Treino Livre 2, pois como é perto do horário da classificação e da corrida, os times usam a primeira parte para testar os carros em acerto de volta rápida e a segunda parte, com os chamados “long runs”, a sequencia de voltas.
O quadro de tempos mostra a Ferrari mais rápida. Mas podemos aprofundar um pouco mais os dados. Com isso, contamos com a ajuda do amigo F1DataAnalysis (@f1dataanalysis) para trazer informações interessantes para nos debruçar.
Sobre as voltas mais rápidas, podemos pegar aqui Leclerc, Norris e Verstappen
Desta vez, a Red Bull não foi mais rápida em retas como em outras pistas. Verstappen foi mais rápido em poucos trechos, especialmente a entrada de curvas. A Ferrari mostrou um melhor desempenho geral na volta (em vermelho). O que chamou a atenção foram as marcas da McLaren com Norris. Neste caso, a Ferrari mostra uma estratégia interessante na gestão da energia elétrica...
Embora a Red Bull tenha mostrado problemas de estabilidade, pareceu que poderia estar utilizando modos de motor menos forçados. Embora na Hungria o que vale é um bom chassi e geração de pressão aerodinâmica, os taurinos estejam em um ponto abaixo da Ferrari neste ponto. Seria uma abordagem de “contenção de danos”.
Vendo o quadro de velocidade máxima, esta tese ganha corpo. A Red Bull foi a penúltima na lista de velocidade máxima, considerando a marca piloto mais rápido. A Williams é a mais veloz até mesmo pelas características de seu carro, que não gera tanto apoio aerodinâmico. A Aston Martin trouxe uma asa traseira nova, o que pode ter ajudado também nesta velocidade.
A seguir, uma análise entre a velocidade média e a máxima. Este índice acaba por dar uma noção do acerto de cada time. A Ferrari se mostra mais forte, embora McLaren e Red Bull estejam no mesmo nível. A notar o resultado ruim da Mercedes... Outra possibilidade aqui é que alguns times estejam focando em um acerto mais voltado para chuva.
Para terminar, um gráfico de comparação de aceleração lateral e longitudinal de Leclerc, Norris e Verstappen. Aqui, mostra o desempenho dos carros em freadas, especialmente. A Ferrari tem resultados melhores nas reduções e curvas à direita (aceleração lateral negativa). Red Bull foi mais conservadora (o que pode configurar mais uma vez o uso de menos potência) e a McLaren mostrou bons dados de tração.