PUBLICIDADE

Parabólica

Bottas vence na F1 e Max reassume liderança do campeonato

Em corrida com pista molhada na Turquia, Valtteri Bottas venceu de forma tranquila. Max Verstappen chegou em 2º e retomou a ponta na tabela

10 out 2021 - 11h28
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Bottas sorri em entrevista após a vitória no GP da Turquia
Bottas sorri em entrevista após a vitória no GP da Turquia
Foto: Mercedes / Twitter

A Mercedes teve um dia agridoce no GP da Turquia. Por um lado, Valtteri Bottas largou na ponta, não deu chances para Max Verstappen e venceu de forma segura, com direito à volta mais rápida da prova. Por outro, a equipe tomou a decisão de parar Lewis Hamilton para trocar de pneus a apenas 7 voltas do fim, o que acabou por tirá-lo de um potencial pódio. Ele terminou em 5º e foi ultrapassado por Max Verstappen no campeonato. 

Já a Red Bull, que não conseguiu acompanhar o ritmo das Mercedes nos treinos, na corrida, com pista úmida, soube aproveitar a oportunidade de ver Hamilton largando do meio do grid e conseguiu colocar seus dois carros no pódio. Verstappen foi discreto e consistente e terminou em 2º, enquanto Sergio Perez fez sua melhor corrida em algum tempo e foi o 3º, além de ter protagonizado grande momento da prova, em disputa com Hamilton. 

Bottas atingiu a marca de 10 vitórias na carreira e se torna o sexto vencedor do ano em 16 corridas até aqui. Com o resultado, Verstappen retoma a ponta do campeonato, se colocando 6 pontos à frente de Hamilton (262,5 x 256,5). É a sexta vez que a liderança muda de mãos no ano, três vezes para cada um deles. A temporada caminha para uma empolgante reta final.

Análise do GP da Turquia: Mercedes teve que engolir Bottas:

Como aconteceu 

Mais uma vez em 2021, a corrida começou sob chuva, com os pilotos optando por pneus intermediários. Antes da largada, a McLaren optou por trocar a unidade de potência de Daniel Ricciardo, o que jogou o australiano para o fundo do grid. O prejuízo nem seria dos piores, já que ele largaria em 15º de qualquer forma.  

Na largada, houve poucas mudanças de posição. Bottas pulou bem e manteve a ponta, não dando chances para Verstappen e Leclerc atacarem. 

Verstappen: líder do campeonato mais uma vez
Verstappen: líder do campeonato mais uma vez
Foto: Red Bull / Twitter

Ainda na primeira curva, Fernando Alonso tentou passar Pierre Gasly por fora em briga pelo 4º lugar, mas foi tocado e caiu para o fundo do pelotão. O espanhol sabia que essa seria uma corrida em que poderia, pela primeira vez em anos, brigar por pódio. Irritado com o toque, tentou recuperar terreno logo e tocou em Mick Schumacher. A direção de prova deu 5 segundos de punição tanto para Gasly quanto para Alonso. 

Lewis Hamilton, saindo de 11º, precisava fazer uma corrida de recuperação. O inglês só ganhou a posição de Alonso na largada, mas, ainda na primeira volta, passou Sebastian Vettel por fora. Depois, se viu por 7 voltas preso atrás e Yuki Tsunoda – piloto do grupo Red Bull. Foi o suficiente para Verstappen, em 2º, abrir 15 segundos de Hamilton.

Valtteri Bottas e seu Mercedes W12 na pista escorregadia do Istanbul Park
Valtteri Bottas e seu Mercedes W12 na pista escorregadia do Istanbul Park
Foto: Mercedes / Twitter

Apenas na volta 8 Hamilton conseguiu passar Tsunoda. Nas voltas seguintes, ele emendou ultrapassagens em Lance Stroll, Lando Norris e Pierre Gasly e chegou ao 5º lugar. Com pista livre, fez algumas voltas mais rápidas. Um pouco mais atrás, outro que vinha rápido escalando o pelotão era Carlos Sainz. Largando em último por trocar sua unidade potência, o piloto da Ferrari demorou só 15 voltas para chegar à zona de pontuação. 

Os pilotos começaram a reclamar de desgaste dos pneus, mas a pista ainda não estava seca o suficiente para slicks. Ricciardo, sem muito a perder em 16º, optou por colocar intermediários novos na volta 22. Observar como seu carro se comportaria se tornou a referência para as demais equipes tomarem suas decisões em termos de estratégia. 

Nas voltas 34 e 35, a grande disputa da corrida. Hamilton chegou em Sergio Perez e atacou, mas o mexicano se defendeu de maneira precisa e conseguiu recuperar a posição. 

Os ponteiros começaram a parar apenas na volta 37. Verstappen foi o primeiro deles, trocando por intermediários novos. Sainz veio logo em seguida, mas perdeu 8 segundos em sua parada. Bottas e Perez pararam na 38. O mais ousado foi Sebastian Vettel, que colocou pneus slicks médios. Erro crasso. Ficou impossível manter o carro na pista, e o tetra caiu para último. 

Charles Leclerc ficou na pista e herdou a liderança. Ele chegou a perder algum tempo em uma escapada na curva 12, mas ainda a uma distância segura de Bottas. Falando com a equipe pela rádio, o ferrarista sugeriu a possibilidade de ir até o final sem parar. Hamilton, outro que não parou, começou discussão no rádio no mesmo sentido: a Mercedes chamou para trocar os pneus, mas ele insistiu que o melhor seria ficar na pista. 

Sergio Perez fez seu trabalho ao segurar Hamilton
Sergio Perez fez seu trabalho ao segurar Hamilton
Foto: Red Bull / Twitter

No início da volta 47, Bottas conseguiu passar Leclerc e reassumir a liderança. No fim da volta, Leclerc finalmente parou para colocar intermediários novos. O monegasco perdeu a posição para Verstappen enquanto parava e foi ultrapassado também por Perez na volta à pista. 

Hamilton passou a ser o único dos líderes a continuar com os mesmos pneus da largada, mas não por muito tempo. Na 51, ele também calçou intermediários novos – a contragosto, diga-se. A Mercedes entendeu que ele perderia ritmo. Ele era 3º quando parou e 5º quando voltou à pista. Com muita borracha, o pneu intermediário não rendeu na pista mais seca, e ele se viu sem chances de buscar Leclerc e Perez. 

Assim, a corrida chegou não fim com Bottas cruzando a linha de chegada à frente pela 10ª vez na carreira - a primeira em 2021. Em segundo, chegou Max Verstappen, com Sergio Perez fechando o pódio. Charles Leclerc foi o quarto, seguindo por Lewis Hamilton. O top 10 foi completado por Pierre Gasly, Lando Norris, Calros Sainz, Lance Stroll e Esteban Ocon. 

A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, a ser realizado no Circuito das Américas entre os dias 22 e 24 de outubro. 

O resultado final do GP da Turquia
O resultado final do GP da Turquia
Foto: F1 / Divulgação
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade