PUBLICIDADE

Volkswagen teve projeto de Kombi 100% elétrica nos anos 70

Protótipo Volkswagen Elektrotransporter é baseado na segunda geração da Kombi e conta com um motor elétrico de 23 cv

25 mai 2021 - 17h25
Compartilhar
Exibir comentários

Um clássico da Volkswagen em versão elétrica. A montadora alemã revelou nesta terça (25) no evento Concours d'Elegance de Amelia Island uma Kombi 100% elétrica. Batizado de Elektrotransporter, o protótipo foi desenvolvido em parceria com as empresas Bosch, Varta e RWE e foi produzido em 1979. O Elektrotransporter é baseado na segunda geração da Kombi, que foi vendida até 2013 no Brasil.

O Volkswagen Elektrotransporter já nasceu como um veículo elétrico. Durante os anos 60 e 70, a Volkswagen produziu uma série de protótipos da Kombi e do Golf elétricos para estudar a viabilidade desse tipo de motor. Apresentada oficialmente em 1972, o Elektrotransporter era a versão elétrica da Kombi.

O modelo teve 120 unidades produzidas entre 1973 e 1979, nas carrocerias furgão, picape e para passageiros. Em 1978, o Electric Power Research Institute adquiriu 10 unidades da Kombi elétrica. As unidades restantes foram utilizadas em testes pela Volkswagen e pela RWE, uma multinacional alemã do ramo de energia.

A unidade do Volkswagen Elektrostransporter mostrada no evento nos EUA é uma das poucas que ainda restam no mundo. Por fora, o modelo conta com o mesmo design da Kombi de segunda geração. As diferenças, no entanto, ficam na motorização. No lugar do motor boxer traseiro, há um motor elétrico de 23 cv. Ele é fixado na segunda marcha do câmbio original de quatro marchas da Kombi.

A velocidade máxima é de 77 km/h. O Volkswagen Elektrotransporter conta com um conjunto de 24 baterias de chumbo-ácido, que pesam 555 kg no total. Outro destaque da Kombi elétrica são os freios. O utilitário conta com um sistema regenerativo, que recupera parte da energia de frenagem para recarregar as baterias, algo inédito há 42 anos e que equipa praticamente todos os carros elétricos atuais.

A Volkswagen não revelou informações sobre autonomia ou tempo de recarga sobre o Elektrotransporter. A unidade da Kombi elétrica ficará exposta durante o evento que acontece anualmente no Hotel Ritz-Carlton de Amelia Island, na Flórida (EUA). A intenção da Volkswagen é chamar a atenção para o recém-lançado SUV elétrico ID.4, que será oferecido a partir deste ano nos EUA.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade