0

Volkswagen divulga imagem que revela design da nova Amarok

Com lançamento previsto para 2021, nova geração da Volkswagen Amarok será produzida na África do Sul; futuro do modelo no Brasil é incerto

26 mar 2021
08h54
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Nova Volkswagen Amarok terá design de linhas retas inspirado nos SUVs da marca.
Nova Volkswagen Amarok terá design de linhas retas inspirado nos SUVs da marca.
Foto: Volkswagen

Cada vez mais distante do Brasil, a Volkswagen Amarok 2022 começa a dar as caras. Após divulgar um esboço oficial no ano passado, a Volkswagen decidiu mostrar um pouco mais da nova geração de sua picape média. Em uma imagem oficial divulgada pela marca, é possível perceber alguns detalhes da versão de produção, que será produzida na África do Sul e deve ser apresentada ainda em 2021, chegando às lojas só no ano que vem.

Ao que tudo indica, a nova Amarok terá design inspirado nos SUVs da marca alemã. Na dianteira, a imagem adianta que a picape terá um desenho de linhas retas, com direito a uma grade com uma linha de led que conecta os faróis dianteiros. Logo abaixo, a área da placa conta com uma barra preta, enquanto há um aplique cromado na parte inferior do para-choque. Juntas, as peças formam uma espécie de “X”, semelhante ao adotado no Taos.

Traseira da Volkswagen Amarok 2022 pode trazer lanternas de led de formato irregular.
Traseira da Volkswagen Amarok 2022 pode trazer lanternas de led de formato irregular.
Foto: Kolesa / Reprodução

Em relação ao teaser divulgado pela Volkswagen no ano passado, é possível ver que a região dos faróis de neblina foi levemente alterada, adotando um formato trapezoidal. Já na lateral, o destaque fica para os vincos. Os para-lamas da nova Amarok terão linhas musculosas, e também há uma linha marcante que surge nos faróis e segue até o contorno das janelas de trás. Completam o desenho um rack de teto com luzes de led -- que não deve ser adotado no modelo de produção -- e rodas com acabamento diamantado.

Além disso, o esboço conta com dois detalhes interessantes, que podem passar despercebidos por muitas pessoas. O primeiro deles é o retrovisor, que se assemelha muito ao já utilizado na atual Ford Ranger. Além disso, a imagem também mostra um vinco na região inferior das portas laterais, que novamente se parece com o da picape da Ford. Vale lembrar que as duas picapes compartilharão plataforma e motores de origem Ford, por conta de uma parceria entre as marcas americana e alemã para modelos comerciais.

Projeção feita pelos russos do site Kolesa imagina como pode ser a nova Amarok.
Projeção feita pelos russos do site Kolesa imagina como pode ser a nova Amarok.
Foto: Kolesa / Reprodução

Com isso, é esperado que a nova geração da Amarok perca até mesmo o motor V6 de 258 cv e 580 Nm de torque. No entanto, nenhum motor foi confirmado até o momento para o modelo, e a marca alemã garante que a picape não será apenas “uma Ranger com logotipo Volkswagen”.

Com apresentação prevista ainda para este ano -- com as primeiras unidades chegando às lojas somente em 2022 -- a nova Amarok tem futuro incerto no Brasil. Ao contrário da Ford Ranger, que terá a nova geração feita na Argentina, a picape da Volkswagen só teve a produção confirmada na África do Sul, deixando de fora a fábrica de General Pacheco, que produz a atual da picape, e também o SUV Taos, que será lançado nos próximos meses.

Por enquanto, há apenas rumores que indicam que a atual geração seguirá por mais algum tempo por aqui, talvez até recebendo uma reestilização. Em 2020, a Volkswagen Amarok ocupa o último lugar no ranking brasileiro de picapes médias.

Veja também:

Volkswagen Taos, o terror do Compass, está pronto!
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade