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Volkswagen conta história dos 40 anos do Gol em Taubaté

Fábrica da VW em Taubaté celebra quatro décadas de produção do Gol, o carro que liderou o mercado por 27 anos. Mas como será o amanhã?

8 mai 2020 - 17h16
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Produção do atual Gol com transmissão automática, na fábrica VW de Taubaté.
Produção do atual Gol com transmissão automática, na fábrica VW de Taubaté.
Foto: VW / Divulgação

Ninguém sabe ao certo qual será o futuro do Volkswagen Gol. Talvez nem o próprio fabricante. Antes da pandemia de coronavírus, estava decidido que o Gol e seus derivados (Voyage e Saveiro) seria o primeiro carro a ser modificado dentro de um novo ciclo de investimentos. Porém, devido à crise econômica que chegou com a pandemia, o projeto foi congelado (mas não descartado) e talvez seja implementado com um, dois ou até três anos de atraso. Coincidentemente, o carro mais produzido, mais vendido e mais exportado da indústria automobilística nacional comemora este ano 40 anos de seu lançamento.

Para marcar a data, a Volkswagen decidiu contar a história do Gol. Esse carro foi líder de mercado durante 27 anos e, recentemente, consideramos que ele talvez tenha o mesmo destino da Kombi, ou seja, se torne uma relíquia da indústria. É difícil, pois os tempos são outros. Mas, quem sabe? Veja a seguir a história do Gol sob o ponto de vista da própria Volkswagen, que produz o carro na fábrica de Taubaté (SP), que também tem grande importância para a marca alemã. 

Produção da primeira geração do Gol, com motor 1.3, na fábrica de Taubaté.
Produção da primeira geração do Gol, com motor 1.3, na fábrica de Taubaté.
Foto: VW / Divulgação

A fábrica iniciou as atividades em 1976 com a produção de peças para a Kombi e o Fusca. Dois anos depois, a planta começou oficialmente a produção de veículos com a montagem em série do Passat e já contava com cerca de 1.600 empregados. Mas foi em 1980 que Taubaté abriu caminho para uma nova fase no setor automotivo com o início da produção do Gol Geração I com motor 1.3.

Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol foi elaborado levando em conta as condições de uso no País, juntamente com as necessidades e aspirações dos consumidores nacionais, enfatizando a resistência, economia e durabilidade. A primeira versão tinha motor refrigerado a ar e câmbio com quatro marchas. Com carroceria tipo hatch e perfil aerodinâmico, ele era oferecido nas versões S e L, ambas com duas portas porque carros com quatro portas não tinham aceitação no mercado brasileiro na época.

Em 1981, o Gol ganhou um motor mais potente, com 1,6 litro, também refrigerado a ar, o que ajudou a fábrica de Taubaté a atingir em 1982 a marca de 100 mil unidades de produção do modelo. Logo em seguida foram lançadas a primeira versão com motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida e câmbio de cinco marchas, e a versão com motor 1,6 litro. Em 1984, chegou ao mercado o primeiro Gol GT, com motorização 1,8 litro.

Primeiro Gol GT, com motor de 1,8 litro.
Primeiro Gol GT, com motor de 1,8 litro.
Foto: VW / Divulgação

Ao longo dos anos o Gol passou por uma contínua evolução tecnológica que guiou a indústria automotiva nacional e o ajudou a consolidar com um sucesso de vendas. Por exemplo, o Gol GTI, em 1989, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, com um sistema analógico totalmente desenvolvido no Brasil.

O primeiro marco de 1.000.000 unidades produzidas em Taubaté acontece em 1990. Já, em 1993, a planta recebe investimentos de US$ 200 milhões para modernização e treinamento para a produção do Gol Geração II e se torna a primeira fábrica de automóveis da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002.

Fábrica da VW em Taubaté comemora 1 m ilhão de veículos produzidos.
Fábrica da VW em Taubaté comemora 1 m ilhão de veículos produzidos.
Foto: VW / Divulgação

Outra grande inovação chega em 2003 quando é lançado o GOL TotalFlex, primeiro carro com motor flex do Brasil. No ano de 2008 a unidade ganha novo investimento no valor de R$ 600 milhões e instala a nova armação com 308 robôs. Em 2012, ocorre a inauguração do novo e moderno processo de pintura à base d’água, que utiliza 110 robôs para tornar a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. Ela estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, tornando-se referência na indústria automobilística brasileira, pois tornam o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.

Lançamento do Gol GTi, o primeiro veículo brasileiro com injeção eletrônica.
Lançamento do Gol GTi, o primeiro veículo brasileiro com injeção eletrônica.
Foto: VW / Divulgação

Com todos estes investimentos e conquistas, o Volkswagen Gol se tornou o carro mais produzido com 8.532.771* unidades fabricadas no Brasil (8.342.260) e Argentina (190.511), o mais vendido (6.952.153* unidades) e o mais exportado (1.515.305* unidades) para 69 países. Ele é também o veículo nacional que permaneceu por mais tempo como líder de vendas do Brasil: 27 anos consecutivos. [*Até abril de 2020.]

"A fábrica de Taubaté está diretamente ligada à história do Gol. A unidade foi responsável pela fabricação de mais de 5 milhões de unidades do modelo, o que representa mais de 70% do total produzido. Temos muito orgulho de fazer parte desta história de 40 anos e celebramos esta conquista sendo atualmente uma fábrica referência em produtividade no Grupo Volkswagen. São importantes marcos para comemorarmos", finaliza Vilque Rojas, Plant Manager da Volkswagen do Brasil em Taubaté.

Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional a utilizar tecnologia que permite o uso misto de combustível.
Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional a utilizar tecnologia que permite o uso misto de combustível.
Foto: VW / Divulgação

Linha do tempo da fábrica VW em Taubaté

  • 1973 - Início da construção da fábrica de Taubaté.
  • 1976 - Unidade faz peças estampadas, plásticas, injetadas e de tapeçaria para Fusca e Kombi produzidos em São Bernardo do Campo.
  • 1978 - Primeiros cinco Passat produzidos no local são liberados para venda.
  • 1979 - Início da montagem do Passat em série, de forma quase artesanal.
  • 1980 - Produção do Gol Geração I, com motor 1.3. Veículo inaugura nova fase na indústria automotiva brasileira.
  • 1982 - Primeiras 100 mil unidades do Gol produzidas.
  • 1986 - Início da produção do Voyage.
  • 1990 - Unidade comemora 1.000.000 de veículos produzidos.
  • 1993 - Fábrica é a primeira montadora da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002. Unidade recebe primeiros robôs, para produzir Gol Geração II.
  • 2002 - Fábrica recebe certificado de qualidade ambiental ISO 14.001.
  • 2008 - Novo Gol e Novo Voyage entram em produção. Fábrica recebe investimentos de R$ 600 milhões e instala nova Armação, com 308 robôs.
  • 2009 - Unidade comemora 5.000.000 de veículos produzidos.
  • 2011 - Iniciada a construção da nova Pintura
  • 2012 - Inauguração da nova Pintura com início da pintura em KTL
  • 2014 - Inauguração da linha de produção do Volkswagen Up, com investimentos de R$ 1,2 bilhão para a modernização tecnológica da fábrica.
  • 2015 - Primeiras 100 mil unidades do Up produzidas
  • 2016 - 40 anos de operações e o marco de 6,5 milhões de veículos produzidos
  • 2017 - 200 mil Up produzidos; 1,5 milhão de Voyage e 8 milhões de Gol fabricados pela VWB
  • 2018 - Fábrica inicia produção do Gol e Voyage com transmissão automática; celebra o marco de 7 milhões de veículos produzidos
  • 2019 - Unidade celebra o marco de 300 mil Up produzidos.
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