Toyota, Volks, Ford, Honda e Nissan formam o “Clube dos 5”
Com estratégias diferentes, três marcas japonesas, uma alemã e uma americana lideram as vendas globais em 2019. Veja o ranking
Três marcas japonesas (Toyota, Honda e Nissan), uma marca alemã (Volkswagen) e uma marca americana (Ford) dominam o mercado global de carros de passeio e comerciais leves em 2019. Segundo a último estatística divulgada pela consultoria Focus2Move, referente ao acumulado de janeiro a outubro, essas cinco marcas formam o “Clube dos 5” nas vendas mundiais.
A liderança tem sido habitualmente da Toyota, que já soma 7,3 milhões de carros vendidos este ano e detém 10% do mercado. A explicação está na estratégia da marca japonesa. Diferentemente de outros grupos, a Toyota decidiu concentrar suas vendas numa única marca. As outras duas marcas do grupo, Lexus e Daihatsu, atuam no segmento de luxo e de carros populares, porém o grande volume fica sempre sob o chapéu da Toyota.
É o contrário do que ocorre com a Volkswagen, por exemplo, que tem outras marcas fortes, como Audi, Seat e Skoda. Como grupo, a Volkswagen lidera. Como marca, está em segundo lugar, com 5,6 milhões de carros vendidos.
P | Marca | Vendas | Share |
---|---|---|---|
1 | Toyota | 7.299.945 | 10,0% |
2 | Volkswagen | 5.603.115 | 7,6% |
3 | Ford | 4.230.153 | 5,8% |
4 | Honda | 4.124.777 | 5,6% |
5 | Nissan | 3.819.327 | 5,2% |
Outra marca ícone da indústria automobilística, a Ford, mantém-se em terceiro lugar, com 4,2 milhões e 5,8%. O grande trunfo da Ford são as picapes F-Series, que já garantiram 875 mil vendas somente este ano. A Ford perdeu 1,1% nos últimos três anos. Com isso, a Honda tem se aproximado perigosamente e ameaça o terceiro lugar. A segunda marca japonesa reduziu a diferença para apenas 105 mil carros. Com rápido crescimento, a Honda acumula 4,1 milhões de vendas e sua atual participação de 5,6% projeta um novo recorde (que é de 5,4%).
A lista do “Clube dos 5” é completada pela Nissan, que atua como grupo com a Renault e a Mitsubishi, entre outras marcas menos expressivas. A Nissan tem 3,8 milhões de carros vendidos este ano e sua participação é de 5,2%. O ranking top 10 das marcas é completado pela Hyundai (4,8%), Chevrolet (4,3%), Kia (3,2%), Mercedes (3,0%) e Renault (2,6%).