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Teste: Caoa Chery Arrizo 5 ganha vida com novo câmbio

Agora equipado com câmbio CVT 25 de nove marchas, o sedã ficou mais ágil, mais econômico e mais competitivo perante os rivais

13 mar 2020 - 12h50
(atualizado em 22/3/2020 às 12h26)
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O Arrizo 5 ganhou vitalidade com o novo câmbio CVT de nove marchas.
O Arrizo 5 ganhou vitalidade com o novo câmbio CVT de nove marchas.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Nem sempre é preciso fazer uma mudança radical para melhorar um carro. Esse é o exemplo deixado pelo Caoa Chery Arrizo 5, que traz somente uma grande modificação técnica na linha 2021: o novo câmbio CVT 25 de nove marchas no lugar no lugar do antigo CVT 19 de sete marchas. Tivemos a oportunidade de rodar na cidade, na estrada e na autoestrada com o Arrizo 5 RTS, versão topo de linha, que está à venda por R$ 83.590. O carro mostrou uma evolução surpreendente e já pode arriscar voos maiores no mercado de sedãs compactos, como desafiar os japoneses Toyota Yaris e Honda City, que vendem muito mais.

A falta de ajuste de profundidade no volante causa um pequeno incômodo no Arrizo 5, mas basta deixar o banco bem baixo e ajustar o volante na altura para que a posição de dirigir fique adequada. Com um volante multifuncional de couro com boa empunhadura, quadro de instrumentos aprimorado e fácil de ler, bancos de couro e um bom padrão de acabamento (apesar dos plásticos brilhantes na parte superior do painel), o Arrizo 5 é capaz de oferecer uma dirigibilidade adequada. Os maiores méritos vêm do motor 1.5 turbo flex de 147/150 cv de potência (gasolina/etanol), mas principalmente pelo ótimo trabalho que a engenharia da Caoa Chery fez na introdução do novo câmbio CVT 25.

Na aceleração de 0-100 km/h, o ganho foi de quase 1 segundos; nas retomadas, passou disso.
Na aceleração de 0-100 km/h, o ganho foi de quase 1 segundos; nas retomadas, passou disso.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

A dirigibilidade melhorou muito em todos os parâmetros de desempenho. Com maior torque, a nova caixa de câmbio oferece 210 Nm (20 a mais do que antes) e uma faixa bem ampla, que começa em 1.750 rpm e vai até 4.500. Antes o torque começava a 1.500 rpm, mas o torque era menor e não havia mais o que explorar quando atingia determinada faixa de giros. Agora, o câmbio CVT de nove marchas pode ir até 250 Nm, mas foi subdimensionado para 210. Na aceleração de 0-100 km/h, o ganho foi de quase 1 segundo e agora está abaixo dos 10 segundos. Nas retomadas de velocidade, o Arrizo 5 CVT 25 ficou ainda melhor: baixou 1,1 segundo de 40-80 km/h, 1,2 segundo de 60-100 e 1 segundo de 80-120. As ultrapassagens ficaram mais seguras.

À medida em que se roda com o Arrizo 5 CVT 25, o carro vai agradando mais. O nível de ruídos na cabine é bom, a sensação de bem estar a bordo é mais uma prova de que os carros chineses melhoraram muito nesse atributo, a conectividade com Android Auto e Apple CarPlay é bastante amigável, com comandos fáceis de usar e para a segurança passiva há seis airbags. Com boas retomadas, o Arrizo 5 CVT 25 convida a acelerar. A suspensão não é dura, tampouco molenga, o que dá um bom equilíbrio em curvas mais abertas. Em curvas fechadas, existe um pouco de rolagem da carroceria, mas o que mais incomoda é a falta do ajuste de profundidade do volante. De qualquer forma, o Arrizo 5 não é um carro para conduzir esportivamente -- essa não é a proposta dele nem a de seus concorrentes.

O carro tem um design bastante agradável, o que é um diferencial perante a maioria dos rivais.
O carro tem um design bastante agradável, o que é um diferencial perante a maioria dos rivais.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Para quem olha o bolso na hora de comprar um carro, o Caoa Chery Arrizo 5 se tornou bem mais competitivo com o câmbio CVT 25, pois tornou o carro mais eficiente, com melhoras de consumo em todas as medições. Com gasolina, na estrada, ele passou a ter uma autonomia de 12,9 km/l. O alcance agora é de 619 km. Mas não é só isso: a manutenção também ficou mais barata. A nova caixa CVT 25 usa novo corpo de válvulas, com cinco solenóides, o que reduz a perda. Para adaptar a nova transmissão, o volante do motor foi trocado e houve um retrabalho nos coxins. A bomba de óleo do câmbio tem palheta dupla e ficou 30% mais eficiente, com filtragem interna e externa. Assim, o óleo recomendado tem menos viscosidade e o câmbio funciona melhor na partida a frio. A Caoa Chery afirma que ao longo da vida do Arrizo 5 CVT 25 só é necessária uma troca de filtro e uma troca de óleo, aos 40.000 km, depois não mais.

O novo conversor de torque reduziu o escorregamento das polias, melhorando o desempenho também nas faixas de média rotação. O câmbio agora tem 7 segundos de travamento do conversor de torque. Como a relação do conversor de torque caiu de 2,02 para 1,9, a Caoa Chery pode mexer nas relações de marcha. A primeira foi encurtada em 9%, dando ao carro mais força de tração. A oitava marcha agora tem a mesma relação que tinha a sétima no CVT 19. Portanto, a velocidade máxima é alcançada em oitava. Mas, para garantir um bom consumo, a partir da quarta marcha o câmbio já está em overdrive. Num eventual “kick down”, quando o motorista afunda o pé rapidamente no pedal do acelerador, o câmbio reduz automaticamente de nona ou oitava para quarta marcha.

O volante multifuncional de couro tem boa empunhadura, mas falta ajuste de profundidade.
O volante multifuncional de couro tem boa empunhadura, mas falta ajuste de profundidade.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

No dia-a-dia, o Arrizo 5 ficou mais prático. O freio de estacionamento é eletrônico e o carro dispõe também do Auto Hold, um sistema que freia o veículo automaticamente quando você para num congestionamento, por exemplo, podendo tirar o pé do pedal do freio. Depois, basta acelerar que o freio destrava. Para quem não está ao volante, o Arrizo 5 oferece um banco bem confortável e porta-objetos muito bem pensados. A versão RTS também tem teto solar. Atrás, o espaço é razoável para três pessoas e confortável para duas, pois o Arrizo 5 RTS oferece descansa-braço central com porta-copos, além de bom espaço para as pernas. Poderia ser melhor se tivesse uma entrada USB e saída do ar-condicionado (mas este é um item que até pouco tempo atrás nem o Audi A3 Sedan oferecia).

CAOA CHERY ARRIZO 5 RTS
Item Conceito

Nota

(0 a 5)

Desempenho Bom 3
Consumo Bom 3
Segurança Ótimo 5
Conectividade Bom 3
Conforto Bom 3
Pacote de Série Bom 3
Usabilidade Bom 3
Veredicto Bom 3,3

Apesar de ser um item subjetivo, não pode passar sem citação o design do Arrizo 5. O carro é realmente bonito e tem um design campeão em sua categoria, superando o Honda City, o Toyota Corolla, o Volkswagen Virtus e até o novo Hyundai HB20S. Só o Chevrolet Onix Plus, que teve bastante ousadia em seus traços, tem o visual mais marcante do que o Caoa Chery Arrizo 5. 

Em relação ao City EXL 1.5, o Arrizo 5 RTS custa R$ 3.400 a menos e oferece 34 cv a mais no motor, mas perde no porta-malas (tem 430 litros contra 536 do Honda). Em relação ao Yaris XLS 1.5 Connect, o Arrizo 5 RTS também é R$ 3.400 mais barato. Ele tem 40 cv a mais, porém perde no porta-malas (430 contra 473 litros) e também não tem airbag para o joelho do motorista. Na comparação com o Virtus Highline, a diferença de preço é de R$ 6.485. As principais vantagens do Arrizo 5 são os airbags de cortina e os 22 cv a mais de potência. Já o Virtus tem um porta-malas bem maior (521 litros), painel digital, faróis de neblina e ar-condicionado automático. Mas Auto Hold, freio de mão eletrônico e câmbio CVT de nove marchas só o Arrizo 5 tem. Essa é a aposta da Caoa Chery para conquistar clientes nessa categoria.

Os números

  • Preço: R$ 83.590
  • Motor: 1.5 turbo flex
  • Potência: 150 cv a 5.500 rpm (e)
  • Torque: 210 Nm de 1.750 a 4.500 rpm (e)
  • Câmbio: 9 marchas CVT
  • Comprimento: 4,532 m 
  • Largura: 1,814 m 
  • Altura: 1,487 m
  • Entre-eixos: 2,650 m
  • Peso: 1.356 kg
  • Pneus: 205/50 R17
  • Porta-malas: 430 litros
  • Tanque: 48 litros
  • 0-100 km/h: 9s9
  • Velocidade máxima: 190 km/h
  • Consumo cidade: 11,0 km/l (g)
  • Consumo estrada: 12,9 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 112 g/km
Guia do Carro
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