PUBLICIDADE

SUVs mais vendidos: Jeep Renegade resiste ao VW T-Cross

No mês de estreia de dois modelos, o Chevrolet Tracker e o Renault Duster, a pandemia embaralhou as cartas no segmento. O futuro é incerto

2 abr 2020 - 17h20
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Jeep Renegade: por enquanto, mantém controle sobre o ataque do T-Cross.
Jeep Renegade: por enquanto, mantém controle sobre o ataque do T-Cross.
Foto: Divulgação

Nos últimos meses o Volkswagen T-Cross vem superando um a um seus competidores. Com quatros versões (de R$ 86 mil a R$ 115 mil), dois motores turbo (1.0 de 128 cv e 1.4 de 150 cv) e dois tipos de câmbio de seis marchas (manual e automático), o carro se posicionou muito bem no segmento de SUVs compactos e cresceu no ranking. Honda HR-V, Nissan Creta, Jeep Compass e Nissan Kicks ficaram para trás. Agora falta apenas o líder: Jeep Renegade. Será que o T-Cross tem fôlego para superar o Renegade?

Em março -- mês de quedas abruptas nas vendas por causa da pandemia de coronavírus --, o Volkswagen T-Cross manteve sua competitividade. Caiu, como a grande maioria dos carros, mas ficou apenas 75 unidades atrás do Jeep Renegade. Bom? Talvez. A verdade é que foi melhor para o Renegade. Afinal, em fevereiro ele havia sido superado pelo T-Cross por uma margem de 19 carros. Portanto, os fatos indicam que, pelo menos por enquanto, o líder conseguiu controlar o ataque do atrevido T-Cross. O recuo do Renegade foi de 16,1%, enquanto a queda do T-Cross foi de 17,8%.

Todas as marcas foram surpreendidas pela paralisação do mercado. Portanto, o que vai contar mesmo é o que cada uma vai fazer agora para manter suas vendas com o menor índice de perdas possível (sim, a queda do mercado será bem maior em abril). Com a pandemia, tudo mudou. Marcas que estavam investindo em participação de mercado com alguns modelos, talvez revejam suas estratégias e prefiram dar mais valor a vendas lucrativas, ainda que bem menores.

Volkswagen T-Cross: estratégia agressiva, mas em março ficou mais distante do Renegade.
Volkswagen T-Cross: estratégia agressiva, mas em março ficou mais distante do Renegade.
Foto: Divulgação

Qual mercado será mais comprador? O de vendas diretas ou o de varejo? Em março, o Jeep Renegade teve 74,3% de seus emplacamentos no canal de vendas diretas. Já o T-Cross teve 63,9% dos negócios nas vendas diretas. Teoricamente, a Volkswagen vai cair menos se a crise atingir mais as locadoras de automóveis do que os consumidores de varejo, que vão às concessionárias. Vale dizer também que o Jeep Compass desabou em março, recuando 34,7% nos emplacamentos. Ele é o único SUV de porte médio entre os 13 primeiros colocados do ranking. Seu primeiro concorrente direto, o Volkswagen Tiguan, ocupa apenas o 14o lugar.

Apesar da distância que separa a dupla Renegade/T-Cross de carros como Nissan Kicks, Hyundai Creta e Honda HR-V, é possível ter surpresas nesse ranking. As marcas que souberem oferecer vantagens para seu público poderão fazer mais sucesso do que outras que vinham vendendo no piloto automático. Criatividade nas ofertas, atenção especial aos cuidados contra infecção, participação na luta contra o coronavírus e formas diferenciadas de atender o público podem contar mais, daqui até o fim do ano, do que as qualidades técnicas do carro ou sua lista de equipamentos. Confira abaixo como está a classificação dos SUVs e veja como as vendas de março formariam um ranking diferente do acumulado do primeiro trimestre.

TOP 10 SUVs
P. Carro Ano Março
1 Jeep Renegade 14.170 4.492
2 Volkswagen T-Cross 13.128 4.417
3 Nissan Kicks 12.362 3.597
4 Jeep Compass 12.055 3.059
5 Hyundai Creta 11.681 3.484
6 Honda HR-V 9.071 2.761
7 Ford EcoSport 6.727 2.050
8 Chevrolet Tracker 4.201 1.907
9 Citroën C4 Cactus 3.441 804
10 Caoa Chery Tiggo 5X 3.115 1.192

Mais abaixo na tabela aparece o Renault Captur, mas ele chama menos atenção do que o renovado Duster, também da marca francesa. O Captur obteve 1.117 vendas em março, enquanto o Duster conseguiu 1.105. Normalmente eles têm vendas muito parecidas, devido à estratégia da Renault. Assim como o Chevrolet Tracker, o Duster estreou uma renovação bem no mês da pandemia, o que dificultou para ambos. Entre os Renault se encontra o Honda WR-V, que emplacou 785 unidades em março.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade