Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SUV Coupé da Fiat: o que já sabemos sobre o Projeto 376

O segundo SUV da Fiat está em fase adiantada de desenvolvimento e chegará ao mercado no ano que vem; veja projeções do Projeto 376

30 out 2021 - 12h29
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat SUV Coupé: Projeto 376
Fiat SUV Coupé: Projeto 376
Foto: Kleber Silva / Projeção KDesign

O Projeto 376 da Fiat será um SUV Coupé médio. O carro-conceito já foi apresentado no Salão de São Paulo e agora, após o lançamento estrondoso do Fiat Pulse, começa a ganhar formas finais. O cronograma oficial previa o lançamento do Projeto 376 - ou Progetto 376, em italiano - chegaria oito meses depois do Projeto 363 (Pulse). Analistas do mercado cravam que o carro será revelado ainda no primeiro semestre de 2022, mas com lançamento no segundo semestre.

O SUV cupê da Fiat ainda não tem nome. É possível que a marca italiana adote a mesma estratégia usada no lançamento do Pulse, que ganhou o nome numa disputa pela internet com os nomes Domo e Tuo. O Projeto 376 será o segundo veículo da nova plataforma MLA (Modular Architecture). Porém, o carro será maior que o Pulse e deve ter o porte do Fiat Cronos (4,36 m de comprimento e 1,72 m de largura). O entre-eixos, porém, deve ser maior do que o do Cronos ( 2,52 m).

O SUV cupê da Fiat será fabricado em Betim (MG) e será concorrente direto do Volkswagen Taos e do Toyota Corolla Cross. Sua carroceria cupê, entretanto, permitirá à Fiat apostar numa proposta que une sofisticação e esportividade. Também tem a vantagem de não brigar diretamente com o Jeep Compass (uma das joias da Stellantis no Brasil).

Fiat SUV Coupé: Projeto 376
Fiat SUV Coupé: Projeto 376
Foto: Kleber Silva / Projeção KDesign

Já estão surgindo as primeiras projeções do Projeto 376. O designer Kleber Silva apresentou a sua proposta para o Guia do Carro. A frente do Projeto 376 terá a mesma linguagem visual do Fiat Pulse, mas Kleber Silva acrescentou elementos que aparecem nas versões topo de linha da Fiat Toro. A ligação entre o SUV e a picape é interessante para a Fiat, pois a Toro é um estrondoso sucesso comercial (e técnico).

Faróis, para-choques, capô e lanternas devem ser identidade própria, pois a Fiat não quer que o Projeto 376 seja confundido com um Pulse cupê. Isso porque o SUV cupê estará numa categoria superior, de carro médio (C-SUV), e será mais caro. O motor, por exemplo, será o mesmo 1.3 turbo flex da Fiat Toro, que tem 185 cv de potência e 270 Nm de torque. O câmbio deve ser o AT de 6 marchas. Mas há quem aposte no CVT de 7 marchas do Pulse.

Protótipos vistos em testes usavam rodas de 17” com pneus 205/65 R17. As rodas devem ter cinco furos. Os freios serão a disco na dianteira e na traseira. A suspensão traseira ainda é desconhecida - o  Corolla Cross usa eixo de torção e o Taos usa multilink, independente. No caso do SUV cupê da Fiat, apostamos numa solução mais ousada, com suspensão traseira independente, pois a engenharia da Stellantis tem a experiência dos Jeeps Renegade e Compass, além da própria Fiat Toro.

SUV cupê baseado no conceito Fastback chega em 2020 com motor 1.3 turbo.
SUV cupê baseado no conceito Fastback chega em 2020 com motor 1.3 turbo.
Foto: FCA / Divulgação

Segundo o site Autos Segredos, “durante a apresentação do motor T270, um executivo da Stellantis responsável pelo motor, afirmou que ele pode ter potência e torque menores, a depender do uso”. A exemplo do que ocorreu com o Pulse, a Fiat deve surpreender com uma ou duas versões mais baratas do que seus concorrentes diretos.

O Toyota Corolla Cross parte de R$ 150.290 (versão XR 2.0). O Volkswagen Taos custa no mínimo R$ 166.190 (versão Comfortline 1.4 turbo). Podemos esperar o Fiat Projeto 376 de entrada na faixa de R$ 140 mil para a versão de entrada - ou até menos, se houver uma versão com o motor 1.0 turbo de 130 cv. Afinal, o Fiat Pulse Impetus, topo de linha, com todos os equipamentos, custa menos de R$ 120 mil.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade