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Por que o Nissan Ariya disse não ao tablet no painel

Carro-conceito apresentado no Salão de Tóquio tem tela horizontal, feita para se ajustar aos olhos humanos. Display central antecipa futuro

3 abr 2020 - 17h54
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Nissan Ariya: carro-conceito revelado pela Nissan no Salão de Tóquio.
Nissan Ariya: carro-conceito revelado pela Nissan no Salão de Tóquio.
Foto: Nissan / Divulgação

A maioria dos carros lançados na era da conectividade usa o conceito de tablet no painel. Seja na posição horizontal, como os Mercedes-Benz, ou na posição vertical, como os Volvo, a tendência é ter telas volumosas, muito parecidas com tablets, no meio do painel. Mas uma marca decidiu ir na contramão, a partir de agora: é a Nissan, para quem “as montadoras que trabalham para criar veículos também têm outras coisas a considerar ao tentar equilibrar design, tecnologia e utilidade”.

A marca japonesa escolheu um caminho diferente ao desenvolver a tela para o Nissan Ariya Concept. A marca priorizou o design e as últimas tendências sobre o tema. Em vez de um tablet, o crossover elétrico possui uma tela curva em dois estágios, que lembra uma onda. Segundo o fabricante, essa solução aumenta a sensação de "horizonte" em todo o carro. O desenho reflete a nova linguagem de design futurista da Nissan, que também é expressa no "escudo" exclusivo do Ariya Concept. Portanto, o design horizontal não foi escolhido apenas por sua boa aparência.

O display central fica bem próximo da linha da estrada, para melhor leitura.
O display central fica bem próximo da linha da estrada, para melhor leitura.
Foto: Nissan / Divulgação

"O olho humano naturalmente olha de um lado para o outro ao dirigir", explica Tomomichi Uekuri, gerente sênior da equipe de engenharia da HMI, empresa fornecedora da Nissan. "As pessoas podem ver e absorver mais informações se estas forem dispostas horizontalmente. A visão periférica funciona dessa maneira também." Na verdade, essa é uma certeza que todas as montadoras têm -- tanto assim que estão deslocando para cima os displays que ficavam mais abaixo no painel. Porém, nem todas levam isso a sério quando enfrentam as barreira do custo.

O display traz o conceito de ondas e a posição dos instrumentos pode mudar.
O display traz o conceito de ondas e a posição dos instrumentos pode mudar.
Foto: Nissan / Divulgação

Com o display central o mais próximo possível na linha de visão da estrada, o olho humano se adapta melhor. Portanto, quando a tela combina a estética do horizonte da cabine, ela se torna uma parte perfeita do painel. A tela do Nissan Ariya Concept mantém as informações de direção em um local do painel de instrumentos, semelhante ao de um carro tradicional, enquanto exibe informações de entretenimento, controles de conforto e status do sistema na tela central. Ambos são agrupados em um painel que flui perfeitamente entre motorista e passageiro. Na foto, o display fica do lado esquerdo porque é assim que são fabricados os carros para o mercado do Japão.

As linhas horizontais do painel se repetem no exterior, como na lanterna traseira inteiriça.
As linhas horizontais do painel se repetem no exterior, como na lanterna traseira inteiriça.
Foto: Nissan / Divulgação

Embora existam duas telas, as informações podem ser movidas ou passadas entre elas para criar a sensação de uma única exibição. Por exemplo, se você desejar as direções e o mapa da sua rota em frente ao volante, elas poderão aparecer ali também. É possível ainda movê-los para o centro ou tirá-los quando não forem mais necessários. "A construção das ondas da tela é inovadora e utiliza um estilo ergonômico para a tela do quadro de instrumentos e para a tela central, não apenas para visibilidade, mas também permite que o motorista alcance facilmente a tela sensível da central", explica Uekuri. A Nissan não disse quando seus carros passarão a ser fabricados com o novo conceito do Ariya.

O carro é um crossover totalmente elétrico, mas aqui seria chamado de SUV.
O carro é um crossover totalmente elétrico, mas aqui seria chamado de SUV.
Foto: Nissan / Divulgação
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