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Polo GTS estreia com motor 1.4 TSI de 150 cv por R$ 99.470

Novíssimo Volkswagen tem apelo mais esportivo e 22 cv a mais do que o Polo 1.0 TSI. Com som Beats, custa R$ 103.440. Veja como ele anda

23 jan 2020 - 12h31
(atualizado em 27/1/2020 às 16h19)
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O Polo GTS estreia com preço na casa de R$ 100 mil.
O Polo GTS estreia com preço na casa de R$ 100 mil.
Foto: VW / Divulgação

A Volkswagen prometeu e cumpriu. A grife GTS está de volta à sua linha de carros no Brasil. O novíssimo Polo GTS estreia com preço básico de R$ 99.470. Com o som Beats opcional, ele custa R$ 103.440. O carro tem o mesmo motor 1.4 TSI (turbo com injeção direta) do VW T-Cross. Esse motor tem 150 cv de potência e 250 Nm de torque. A versão GTS é a única da linha Polo a usar esse motor. Os outros são 1.0 TSI (topo de linha), 1.6 aspirado e 1.0 aspirado.

O Polo GTS não pode ser considerado um esportivo. Porém, é mais do que um esportivado. Isso porque a entrega de potência ficou muito boa, com excelente participação do câmbio automático de seis marchas, com modos Sport e manual. Mas, em contrapartida, a suspensão é excessivamente mole para um esportivo. Com exceção desse detalhe, que ainda coloca o Polo GTS abaixo do Renault Sandero R.S. (também de 150 cv), todo o resto remete à esportividade. Inclusive o ronco do motor. 

O Polo GTS acelera de 0-100 km/h em 8,4 segundos.
O Polo GTS acelera de 0-100 km/h em 8,4 segundos.
Foto: VW / Divulgação

Já dirigimos o carro num curto trecho de estrada no interior de São Paulo e também no autódromo Velo Città. A posição de dirigir é excelente, com bancos bem anatômicos, volante esportivo com ótima empunhadura e ajustes de altura e profundidade. O Polo GTS acelera de 0-100 km/h em 8,4 segundos e atinge 207 km de velocidade máxima. Na pista, exigimos dos freios e eles responderam bem, sem desvios de trajetória. Assim como os do Polo Highline, os freios do Polo GTS são a disco nas quatro rodas e fazem a prova de 100-0 km/h em 38,4 metros.

O cockpit é excelente, com ótima ergonomia e multimídia de alta qualidade.
O cockpit é excelente, com ótima ergonomia e multimídia de alta qualidade.
Foto: VW / Divulgação

A Volkswagen fez modificações técnicas no Polo para voltar com a grife GTS. Segundo José Loureiro, gerente executivo de desenvolvimento de produto, o eixo traseiro é novo, com maior rigidez torcional. Da mesma forma, a barra estabilizadora dianteira também ficou mais rígida e a suspensão teve um novo ajuste. A direção elétrica também ganhou novo ajuste na assistência. O carro traz modos de condução, mas a suspensão não muda. O que muda é a direção (com menos assistência, ela fica um pouco mais firme), o motor e o câmbio. O ronco do motor fica mais esportivo, mas o ar-condicionado se mantém nos mesmos parâmetros. O escapamento (com ponteira dupla no GTS) é originário do T-Cross.

Na pista, o Polo GTS mostrou suspensão mole, mas com bom equilíbrio.
Na pista, o Polo GTS mostrou suspensão mole, mas com bom equilíbrio.
Foto: VW / Divulgação

O Polo GTS também ganhou bloqueio eletrônico de diferencial XDS+, que atua de forma mais incisiva no comportamento dinâmico do carro. Outros detalhes de esportividade do hatch é o monitor de desempenho, que pode ser visualizado no display central. Todo o cockpit é digital, com quadro de instrumentos configurável. Mas, apesar disso, o comportamento do Polo GTS é mais voltado ao conforto do que ao desempenho (está dentro da proposta da versão GTS, pois as esportivas são a GTI e a R).

A ponteira de escapamento é dupla, para marcar a esportividade.
A ponteira de escapamento é dupla, para marcar a esportividade.
Foto: VW / Divulgação

Mesmo com um rodar macio, o carro tem um comportamento bastante neutro nas curvas, sem grande tendência a escapar de frente. Já nesse primeiro contato, ficou visível a preocupação da Volkswagen de fugir da concorrência com o Sandero R.S. Além da suspensão mais mole, o Polo GTS tem pneus de perfil mais alto (205/50 R17) e foi posicionado como um carro premium. A marca alemã sequer considera o Renault Sandero R.S. um concorrente. Faz sentido, pois o esportivo francês custa R$ 69.690, ou seja, é cerca de R$ 30 mil mais barato. O Polo GTS justifica seu preço com vários itens: câmbio automático com aletas no volante, faróis Full LED, lanternas traseiras de LED, ar-condicionado digital, frenagem automática pós-colisão e, claro, a excelente multimídia, com Android Auto e Apple CarPlay, entrada USB para o banco traseiro, assistente de partida em rampa e todos os itens disponíveis no Polo Highline.

O quadro de instrumentos digita pode ser configurado.
O quadro de instrumentos digita pode ser configurado.
Foto: VW / Divulgação

O Polo GTS diferencia-se visualmente por vários detalhes. A grade dianteira em colmeia tem um filete vermelho, as rodas de liga leve trazem desenho exclusivo, a ponteira do escapamento é dupla e alguns itens são pretos, como spoiler traseiro e espelhos externos. Por dentro, o Polo GTS é escurecido também. Os bancos são de couro e tecido, com a marca GTS, que também aparece nas soleiras das portas e na base do volante. As costuras são vermelhas e as pedaleiras são esportivas. Ainda na parte visual, o Polo GTS oferece seis cores: a nova azul Biscay (metálica), as sólidas branca, vermelha e preta, e as metálicas prata e cinza.

As rodas de 17" têm desenho exclusivo e pneus 205/50.
As rodas de 17" têm desenho exclusivo e pneus 205/50.
Foto: VW / Divulgação

No final das contas, o VW Polo GTS se impõe mesmo é pelo motor, que caiu muito bem no hatch compacto. Os 150 cavalos surgem entre 4.500 e 6.000 rpm, enquanto os 250 Nm de torque estão disponíveis de 1.500 a 4.000 rpm. Junto com o câmbio automático AQ250-6F e um sistema start-stop de segunda geração (que desliga o motor instantes antes da parada em condições de trânsito lento), o Polo GTS faz 11,0 km/l na cidade e 13,7 na estrada, com gasolina. Abastecido com etanol, a autonomia é de 7,5 km/l na cidade e de 9,6 na estrada. A Volkswagen espera vender 3.300 Polo GTS em 2020, cerca de 5% do mix do carro.

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