4 eventos ao vivo

Pneus: o que é preciso conferir antes de pegar a estrada

Manutenção preventiva ajuda na segurança e colabora para aumentar a vida útil dos pneus. Confira seis dicas da Continental Pneus

14 dez 2020
05h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Segundo a Continental, um desajuste na válvula pode causar o esvaziamento gradativo do pneu, provocando desgaste e deformações.
Segundo a Continental, um desajuste na válvula pode causar o esvaziamento gradativo do pneu, provocando desgaste e deformações.
Foto: Continental / Divulgação

A Continental Pneus realizou um levantamento on-line com 315 motoristas e apurou que 66% planejam viajar de carro nas férias de final de ano. Segundo a pesquisa, 43% consideram as viagens de carro mais seguras durante a pandemia de coronavírus. Como destinos principais, 56% cogitam ir para a praia e 31% para o interior.

Para garantir uma viagem sem sustos e sem riscos desnecessários, a Continental -- fabricante alemã -- relacionou seis cuidados básicos que você deve tomar com os pneus de seu automóvel. São coisas simples, mas importantes. Confira a seguir.

1. Calibragem: verifique a pressão do ar, mas sempre com o pneu frio. Além de comprometer a segurança, rodar com pneus com a calibragem incorreta reduz a sua vida útil, isso sem falar no impacto negativo no consumo de combustível.

2. Válvula: um desajuste na válvula pode causar o esvaziamento gradativo do pneu, provocando desgaste e deformações. Troque se ela estiver desgastada ou trincada.

3. Balanceamento, alinhamento e rodízio: rodas desbalanceadas danificam os pneus, diminuem a sua vida útil e provocam desconforto ao dirigir, além de comprometer os outros componentes do carro.

4. Excesso de peso: não sobrecarregue seus pneus, conferindo antes da viagem a capacidade da carga que eles podem transportar.

5. Bolhas: um pneu que apresente bolhas causadas por impactos contra buracos nas vias ou contra o meio-fio corre o risco de se romper a qualquer momento, causando uma perda súbita de pressão do pneu. Nessas condições, o pneu fica inutilizado e deve ser substituído imediatamente.

6. Estepe: lembre-se de checar o estado de seu estepe. Ele deve estar sempre corretamente calibrado e ter sulcos com uma espessura mínima de 1,6 mm para que possa ser utilizado em uma eventual emergência.

Vale lembrar também que é importantíssimo manter os protocolos de higienização para evitar a contaminação pelo coronavírus:

  • Higienize sempre as mãos ao entrar no veículo;
  • Limpe com frequência os componentes internos tocados com mais frequência como câmbio, volante, freio de mão e controles;
  • Faça a oxi-sanitização (higienização) do sistema de ar-condicionado.

Veja também:

Mercedes GLB 200, um SUV de 7 lugares com motor 1.3
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade