Novo Toyota SW4 a diesel tem 204 cv e passa de R$ 300 mil
SUV raiz tem mudança visual, fica mais potência no motor 2.8, ganha equipamentos e parte de R$ 202 mil na configuração 2.7 flex 4x2
Irmão da picape Hilux, o Toyota SW4 também tem modificações importantes na linha 2021. O veículo passou por um facelift e tem diferenças visuais marcantes na parte dianteira. O motor 2.8 a diesel teve aumento de 15% na potência e passa a desenvolver 204 cv de potência. O torque também cresceu, 11%, passando a 499 Nm, entregues a 2.800 rpm. Além das mudanças no carro, o que chamou atenção foi o preço.
Com o incremento de equipamentos de conectividade, conforto e segurança, o Toyota SW4 a diesel rompeu na barreira dos R$ 300 mil. Segundo a Toyota, o aumento foi de 6% e as versões a diesel são responsáveis por 80% das vendas. Há também opção de motor 2.7 flex de 159/163 cv (gasolina/etanol). As quatro versões são automáticas de seis marchas, com os seguintes preços:
- SR 2.7 Flex 4x2: R$ 202.390
- SRV 2.7 Flex 4x2 7 lugares: R$ 221.090
- SRX 2.8 Diesel 4x4: R$ 309.690
- SRX 2.8 Diesel 4x4 7 lugares: R$ 314.790
Segundo a Toyota, os preços foram impactados pela cotação do dólar. Produzido em Zárate, na Argentina, o Toyota SW4 2021 tem novos faróis, grade e para-choques. Por dentro, o SUV traz nova combinação de cores no estofamento e nas portas. Os mostradores do velocímetro e taquímetro também mudaram. Todas as versões vêm com multimídia tátil 8” com Android Auto e Apple CarPlay. As duas versões SRX (5 e 7 lugares) ganharam ventilação nos bancos dianteiros.
Os sensores de estacionamento agora são dianteiros e traseiros em todas as versões. O SW4 2.7 Flex ganhou farol alto e baixo em LED com nivelamento automático -- na versão de 7 lugares, o farol de neblina dianteiro também é de LED. Um aspecto importante foi a introdução do Toyota Safety Sense nas versões a diesel (SRX). O sistema contém os seguintes itens: aviso de colisão frontal, alerta de mudança de pista e piloto automático adaptativo. O carro faz algumas correções leves, mas apenas para alertar o motorista.
Apenas a versão de entrada, SR, utiliza rodas de 17” com pneus 265/65. Todas as outras vêm com rodas de 18” e pneus 265/60. As rodas da versão SRX são novas.
O novo SW4 começa a ser vendido no dia 26 de novembro. Segundo a Toyota, a previsão de vendas é de 12 mil unidades/ano. O SW4 é um SUV raiz, com carroceria sobre chassi. Ele tem apenas dois concorrentes diretos no Brasil, que utilizam a mesma configuração: Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport. A Toyota afirma que ainda há um público que busca versatilidade e força para rodar no campo, não necessariamente sofisticação.
Apesar de um carro que, para muitos consumidores, parou no tempo, devido à construção de carroceria sobre chassi (como as picapes médias e os caminhões), o carro continua evoluindo na questão dos equipamentos. A versão SRV flex incorporou o ajuste elétrico de distância, inclinação e altura do banco dianteiro do passageiro, enquanto a versão SRX diesel ganhou modo de seleção de condução Eco, Power e Sport.
As versões SRX possuem sistema de áudio JBL premium com oito alto-falantes, um subwoofer e dois tweeters. Duas das caixas acústicas JBL se destacam no topo do painel de instrumentos. A versão flex SR ganhou ar-condicionado integrado frio e quente com display digital e computador de bordo com tela de 4,2” de TFT.
O tipo de construção pode não agradar a muitos consumidores que aderiram aos SUVs com carroceria monobloco, mas o investimento em segurança é constante. O Toyota SW4 ganhou 5 estrelas no teste de impacto do Latin NCAP. A lista de equipamentos de segurança é grande:
- Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD)
- Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS)
- Controle Eletrônico de Tração (A-TRC)
- Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC)
- Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC)
- Assistente de descida (DAC) nas versões SRX
- Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)
- Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)
- Piloto Automático Adaptativo (ACC)
- Sete airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais, dois de cortina e um para joelho (motorista)
- Isofix para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro
- Oito alças de segurança
- Apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura,
- Luz de frenagem emergencial automática
- Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força
- Cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira na versão de sete assentos)
As cores disponíveis para o novo Toyota SW4 são: Marrom Metálico, Preto Mica, Prata Metálico, Cinza Metálico, Super Branco e Branco Perolizado (exclusivo para as versões SRX).