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Novo Renault Duster: compare os itens de todas as versões

A plataforma é a mesma, mas o SUV compacto mudou totalmente por dentro e por fora. Os preços não subiram! Veja também galeria com 28 fotos

4 mar 2020 - 14h46
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O Duster aposentou a versão 4x4, mas manteve seu espírito aventureiro, com bons números para um autêntico SUV.
O Duster aposentou a versão 4x4, mas manteve seu espírito aventureiro, com bons números para um autêntico SUV.
Foto: Renault / Divulgação

O Renault Duster chegou à linha 2021 completamente mudado. Apesar de ter mantido a plataforma, o carro trocou todas as peças externas (só os pneus ficaram com as mesmas medidas). Por dentro, a mudança também foi radical. Painel, volante, bancos e multimídia são novos. À primeira vista, o carro parece o mesmo, mas as modificações foram grandes. A carroceria teve sua rigidez torcional aumentada em 12,5%. As suspensões foram recalibradas e a direção agora é elétrica.

Mais aerodinâmico, o carro teve uma leve redução no ângulo do para-brisa e aumentou sua linha de cintura. Dessa forma, a área envidraçada foi reduzida. O novo Duster estreia nas concessionárias Renault somente na versão 1.6 SCe com câmbio CVT. O motor tem 120 cv de potência e 159 Nm de torque quando abastecido com etanol.O motor 2.0 e o câmbio automático de quatro marchas saem de linha. Com isso, a Renault também aposentou o Duster 4x4. Apesar de ser um pouco incoerente com a proposta do carro (um SUV de verdade), as vendas da versão 4x4 representavam apenas 2% do total. Para o futuro, o carro pode ganhar o motor 1.3 turbo, mas ele deve estrear antes no Captur.

O Duster chega à linha 2021 com novas versões, mas os preços são os mesmos das configurações anteriores.
O Duster chega à linha 2021 com novas versões, mas os preços são os mesmos das configurações anteriores.
Foto: Renault / Divulgação

Uma das boas notícias sobre o novo Duster é que ele não teve aumento de preço, mas as versões mudaram de nome. A de entrada agora é a Zen, que custa R$ 71.790 com câmbio manual e R$ 77.790 com câmbio CVT. A intermediária é a Intense CVT, que custa R$ 83.490. A topo de linha passa a ser a Iconic CVT, por R$ 87.490. Uma nova versão chegará em breve, a Life, para o público PcD. Compare a seguir o conteúdo de cada versão. 

Zen – Barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois Isofix no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Stop & Start, trava elétrica com fechamento automático, banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16”, rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete. Opcional: Pack Techno (R$ 3.000), que inclui multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve de 16”.

Zen CVT –  Todos os itens de série da versão Zen + câmbio CVT X-Tronic e ponteira do escapamento cromada. Opcional: Pack Techno (R$ 3.000), que inclui multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve de 16”.

O interior mudou totalmente e ganhou uma nova central multimídia com tela tátil de 8".
O interior mudou totalmente e ganhou uma nova central multimídia com tela tátil de 8".
Foto: Renault / Divulgação

Intense CVT – Todos os itens de série da versão Zen CVT + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve de 16”, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade. Opcionais: bancos de couro (R$ 1.700) e Pack Outsider (R$ 2.300), que inclui proteção frontal com farol de longo alcance, alargadores de paralama e friso robusto para porta.

Iconic CVT – Todos os itens de série da versão Intense CVT + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve de 17” diamantadas e apoio de braço. Opcionais: bancos de couro (R$ 1.700) e Pack Outsider (R$ 2.300), que inclui proteção frontal com farol de longo alcance, alargadores de paralama e friso robusto para porta.

O carro tem um grande entre-eixos, mas o espaço interno traseiro é prejudicado pelo tamanho do porta-malas.
O carro tem um grande entre-eixos, mas o espaço interno traseiro é prejudicado pelo tamanho do porta-malas.
Foto: Renault / Divulgação

Já rodamos com o novo Duster num percurso de rua e estrada, terra e asfalto, na região de Foz do Iguaçu (PR). Em breve publicaremos uma avaliação do carro e um vídeo completo. Por enquanto, baseado em nossas primeiras impressões, já temos as opiniões que vêm a seguir.

O que é novo

  • Toda a carroceria externa com maior rigidez torcional.
  • Conjunto de faróis e lanternas.
  • Parachoques dianteiro e traseiro.
  • Grade frontal.
  • Desenho das rodas.
  • Volante de direção com ajuste de altura e profundidade.
  • Painel com quatro saídas de ar retangulares.
  • Central multimídia Easy Link com tela tátil de 8”.
  • Bancos de couro sintético.
  • Cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes.
  • Porta-objetos com 20,3 litros de capacidade total (aumento de 1,5 litro). 

O que nós gostamos

  • Nova calibragem da suspensão, que ficou mais macia sem ser mole.
  • Direção elétrica, que melhorou o conforto na condução.
  • Design do painel e do quadro de instrumentos.
  • Respostas do motor 1.6 SCe e do câmbio CVT em baixas rotações.
  • Porta-malas de 475 litros.
  • Capacidade off-road, com os maiores ângulos de entrada (30o) e de saída (34,5o) do segmento, além da maior altura do solo (237 mm).
Na estrada, o Duster ficou mais agradável de dirigir, graças ao novo ajuste das suspensões e à direção elétrica.
Na estrada, o Duster ficou mais agradável de dirigir, graças ao novo ajuste das suspensões e à direção elétrica.
Foto: Renault / Divulgação

O que pode melhorar

  • Faltam airbags laterais, pelo menos como equipamento opcional.
  • O desenho da lanterna traseira é praticamente uma cópia da lanterna do Jeep Renegade.
  • A ergonomia para o motorista, pois a perna direita raspa no console central e o encosto de cabeça fica muito recuado.
  • O espaço traseiro para pernas é bem justo.
  • O consumo melhorou, mas ainda é apenas bom, nota C na classificação geral do Inmetro.
Guia do Carro
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