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Novo Peugeot 208 ganha apenas duas estrelas no Latin NCAP

Latin NCAP testou o Peugeot 208 produzido na Argentina equipado com 4 airbags e controle de estabilidade sob o novo protocolo de segurança

10 dez 2021 - 12h44
(atualizado às 13h26)
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Novo Peugeot 208: somente 2 estrelas no Latin NCAP
Novo Peugeot 208: somente 2 estrelas no Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP apresentou nesta sexta-feira (10) uma nova rodada de testes com resultados decepcionantes. A entidade testou o novo Peugeot 208, que obteve apenas duas estrelas - de cinco possíveis -  sob o novo protocolo do órgão, que estreou no fim de 2020. Além do novo 208, o Latin NCAP também avaliou o Hyundai Tucson produzido na Coreia do Sul, que não é vendido no Brasil, e obteve zero estrelas no teste.

O Peugeot 208, produzido na Argentina, com dois airbags frontais, dois laterais de corpo e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamento de série, obteve duas estrelas no mais recente protocolo do Latin NCAP. O modelo compacto atingiu 51,53% em Proteção de Ocupantes Adultos, 54,92% em Proteção de Ocupantes Infantis, 54,13% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% em Sistemas de Assistência à Segurança. 

O 208 foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, teste de alce (moose test) e sistema de assistência à velocidade (SAS). De acordo com o Latin NCAP, o modelo mostrou um desempenho aceitável no impacto frontal e bom no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenção. 

Novo Peugeot 208: apenas 2 estrelas no Latin NCAP
Novo Peugeot 208: apenas 2 estrelas no Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

A proteção contra chicotada cervical foi boa, o veículo está em conformidade com o regulamento de impacto traseiro UNR32 e oferece uma folha de resgate de acordo com os requisitos do Latin NCAP. No entanto, a estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis. Além disso, a falta de airbags laterais padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. Vale lembrar que, apesar de oferecer airbags laterais de cortina como opcional em algumas versões, o Latin NCAP sempre testa as unidades com equipamentos de segurança oferecidos desde a versão de entrada.

“É surpreendente que uma plataforma global relevante como o 208 tenha eliminado equipamentos de segurança padrão importantes de sua versão original como os airbags laterais para a cabeça. O Latin NCAP incentiva a Peugeot a atualizar o equipamento do veículo para oferecê-lo como padrão o mais rápido possível e então reavaliar para demonstrar seus benefícios aos consumidores”, destaca Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

O desempenho da proteção do ocupante infantil também ficou abaixo das expectativas. O veículo teve pontuação baixa, devido à falta do interruptor de desconexão do airbag do passageiro e problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento. Além disso, durante o teste dinâmico, o encosto do banco traseiro caiu fora de posição, afetando a proteção da cabeça do dummy de três anos, o que também poderia levar a uma redução de pontos. 

O problema foi revisado e foi explicado pela comunicação incorreta ao usuário. Ações foram tomadas pela Peugeot para melhorar este cenário, foram feitas mudanças na cor que sinaliza quando o bloqueio do encosto está mal engatado e o sistema de encosto traseiro foi revisado. O modelo foi reavaliado depois que a Peugeot decidiu fazer melhorias na comunicação do usuário para evitar o desbloqueio do encosto.

Nessa nova avaliação, o encosto do banco permaneceu em posição durante todo o teste, resultando em melhor pontuação para proteção dos ocupantes infantis. É provável que, com a proteção lateral padrão da cabeça, o resultado geral seja drasticamente melhorado. O Latin NCAP ofereceu a Peugeot para testar versões mais bem equipadas do 208, mas o fabricante rejeitou a oferta.

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