PUBLICIDADE

Nova Saveiro 2023, a resposta da Volks à Fiat Strada

Picape Volkswagen Saveiro deve ganhar uma reestilização ainda este ano para reduzir a diferença causada pela revolução da nova Fiat Strada

27 mar 2021 - 12h45
Compartilhar
Exibir comentários
Nova Saveiro Cross 2023 projetada por Kleber Silva: design atualizado.
Nova Saveiro Cross 2023 projetada por Kleber Silva: design atualizado.
Foto: Kleber Silva / KDesign

O futuro da picape Saveiro tem sido um dos assuntos mais quentes nas reuniões da Volkswagen do Brasil nos últimos tempos. Especialmente depois que a Fiat lançou a nova Strada com estrondoso sucesso, a Saveiro passou a merecer maior atenção em São Bernardo do Campo (SP), sede da empresa. Que fazer com a Saveiro? Vale a pena reestilizar? Vale a pena apostar numa nova geração?

O segmento de picapes é um dos mais lucrativos do momento. Ele é dividido em quatro categorias com poucos modelos em cada uma: pequenas, compactas, médias e grandes. A Saveiro está no segmento de picapes pequenas, as chamadas picapinhas. Mas, depois que a Fiat lançou a nova Strada, a categoria alcançou outro patamar. A Saveiro sentiu. E bastante.

Proposta de reestilização da picape Saveiro segue as linhas mais modernas da marca.
Proposta de reestilização da picape Saveiro segue as linhas mais modernas da marca.
Foto: Kleber Silva / KDesign

Este ano, a Volkswagen Saveiro tem apenas 21,3% da categoria com 7.499 vendas. A liderança é da Fiat Strada com 76,9% ou 27.078 vendas. Com apenas 1,8% ou 652 vendas, a Chevrolet Montana praticamente deu adeus. Ela será substituída por uma picape maior, baseada no Chevrolet Tracker, e deve competir diretamente com a Fiat Toro. A Volkswagen também terá uma anti-Toro, a picape do projeto Tarok. É possível que a Volks opte por manter o nome Saveiro no que é hoje o projeto Tarok.

Se isso acontecer, a Fiat Strada ficará sozinha no segmento. Por isso, a Volkswagen deve lançar ainda este ano uma reestilização da Saveiro. O designer brasileiro Kleber Silva já fez até uma projeção de como seria a nova Saveiro reestilizada. Ele seguiu as tendências de design atuais da Volkswagen e deixou a Saveiro mais interessante.

Segundo o site Autos Segredos, a nova Volkswagen Saveiro reestilizada deve manter apenas o motor 1.6 MSI. A renderização do artista mostra a versão topo de linha da Saveiro, a Cross Cabine Dupla. Kleber Silva nominou-a como Saveiro Cross 2023. Faz sentido, pois a atual Saveiro já está na linha 2022. A versão Cross CD custa R$ 99.390 e usa o motor 1.6 MSI aspirado flex de 110/120 cv (gasolina/etanol).

Saveiro Cross atual: versão topo de linha tem motor 1.6 de 120 cv.
Saveiro Cross atual: versão topo de linha tem motor 1.6 de 120 cv.
Foto: VW / Divulgação

As outras três versões usam o motor 1.6 de 101/104 cavalos: Robust Cabine Simples (R$ 62.690), Robust Cabine Dupla (R$ 77.990) e Trendline Cabine Simples (R$ 75.390). Esse motor deve ser abandonado, por ser mais antigo. A tendência é que a Saveiro reestilizada tenha menos versões também. A Trendline é a mais ameaçada de sair de linha. 

Há apenas um ano, antes do lançamento da nova Strada, a Volkswagen Saveiro detinha 35,3% das vendas da categoria. A liderança era da Fiat Strada com 59,6%. Esses números são os mais fortes argumentos colocados nas reuniões de São Bernardo do Campo para mostrar que está mesmo na hora de mexer na Saveiro.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade