PUBLICIDADE

Lançamento: novo Citroën C3 é um hatch com aspectos de SUV

Nova geração do Citroën C3 é apresentada oficialmente e tenta ser a mais versátil possível para atender demandas da América do Sul

16 set 2021 10h26
ver comentários
Publicidade
Novo Citroën C3.
Novo Citroën C3.
Foto: Stellantis / Divulgação

O novo Citroën C3 foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (16) através de um live internacional, com participação dos CEOs da Citroën, Vincent Cobée, e da Stellantis América Latina, Antonio Filosa. A nova geração do Citroën C3 é um hatch do segmento B (compacto) com vários aspectos de SUV. O projeto já estava avançado, mas a Stellantis utilizou a experiência da Fiat no mercado brasileiro para aprimorar alguns aspectos do carro.

A ideia foi entregar um carro com múltiplas funcionalidades. Ao contrário do mercado europeu, no Brasil os usuários de automóveis usam o carro para tudo. Desde as tarefas mais simples do dia a dia, passando por ruas esburacadas e alagamentos nas ruas, até viagens com a família em estradas boas ou não. Segundo a Citroën, o carro é um “C-Cubed” bastante compacto, com apenas 3,98 m de comprimento e 2,54 m de entre-eixos.

Novo Citroën C3.
Novo Citroën C3.
Foto: Stellantis / Divulgação

Numa primeira vista, o novo Citroën C3 parece um pequeno C4 Cactus. Mas há diferenças. Ao contrário do Cactus, a nova geração do C3 foi pensada para consumidores da América do Sul e da Índia, que têm necessidades específicas e menor poder aquisitivo. O porta-malas tem 315 litros de capacidade. O display central é bem grande, com tela de 10”, posicionada sobre o painel, com conectividade Android e Apple. Ao lado da multimídia há um suporte para smartphone. O interior é mais colorido.

Inicialmente, o novo Citroën C3 utilizará o motor 1.6 flex de 118 cv (5.750 rpm) e 152 Nm (4.000 rpm) com câmbio automático de 6 marchas. A grande surpresa, entretanto, deve ser a utilização do novo motor 1.0 turbo do Fiat Pulse (que deve ter cerca de 120 cv de potência e 200 Nm de torque). Na Índia, o novo C3 vai usar o motor 1.2 turbo de 130 cv e câmbio manual de 5 marchas.

Novo Citroën C3.
Novo Citroën C3.
Foto: Stellantis / Divulgação

A previsão de vendas do carro é o primeiro semestre de 2022, por isso o novo Citroën C3 já estreia como modelo 2023. Visualmente, ele é diferente do modelo europeu. Como forma de economizar custos, o LED na parte superior, que prolonga o logotipo Citroën, é mais estreito. A traseira é menos inclinada, o que tira do C3 o aspecto de hatch cupê, e deixa o design mais convencional. O vão livre do solo é de 180 mm.

Além do Brasil, o carro será vendido inicialmente na Argentina e no Chile. A produção será na fábrica de Porto Real (RJ). Em seguida, o novo Citroën C3 será exportado também para Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru e Equador. Segundo Antonio Filosa, a Citroën pretende dar especial atenção ao mercado da Colômbia. Com o novo C3 a Stellantis espera tornar a marca Citroën “acessível para todos” no mercado brasileiro. Mas o preço não foi revelado.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade