Honda Civic terá mudança radical na próxima geração
Imagens do registro do novo Honda Civic vazam na internet e revelam reviravolta no carro: visual ousado cai, volta o sedã conservador
Durou pouco o estilo radical do Honda Civic. Imagens de registro industrial vazaram nesta quarta-feira (30) na internet e revelam um carro muito mais conservador na 11ª geração. Cai o design radical do sedã-cupê, volta a clássica aparência do sedã de três volumes. A nova geração do Honda Civic será lançada no segundo trimestre de 2021, mas chegará ao Brasil somente em 2022, produzido em Itirapina (SP).
O novo Honda Civic terá mudanças radicais tanto na dianteira quanto na traseira. A parte frontal terá um visual parecido com o da nova geração do Fit. A grade superior ficará mais limpa e perderá a peça cromada que atualmente abriga o logotipo. O capô perde a grande saliência que lhe dava esportividade e terá dois discretos relevos longitudinais. A grade inferior será bem maior do que a atual, reduzindo as duas entradas de ar das extremidades, que serão mais altas.
Na traseira, outra mudança forte. O Honda Civic da 11ª geração vai abandonar as gigantes lanternas, que passam a ser bem convencionais, mais achatadas. As imagens não deixam claro se haverá uma mudança na curvatura da coluna C. De qualquer forma, as mudanças nas lanternas já deixam o Civic com um aspecto bem mais conservador. Outro detalhe importante é que o balanço dianteiro (distância entre o meio da roda o início do carro) parece ser bem maior.
Não há nenhuma informação sobre o interior do carro e aspectos técnicos. As imagens vazaram na Austrália e também aparecem num site chamado Civic XI, dedicado a fãs do modelo japonês. Esta não será a primeira vez que a Honda avança e depois recua de uma ousadia com o Civic.
O design ousado da 10ª geração não agradou a todos. Na Europa, o Honda Civic tem uma venda pífia, comparada com a do Toyota Corolla, seu maior rival. Segundo a consultoria Car Sales Base, no primeiro semestre de 2020 o Civic ocupa apenas o 24º lugar entre os carros compactos com 8,1 mil vendas, contra 61,2 mil do Corolla, que está em 5º lugar no segmento. Na Europa e nos EUA, o Civic e o Corolla são considerados carros compactos; no Brasil, são classificados como médios.
Nos EUA, entretanto, o Honda Civic está em 1º lugar na categoria com 127,8 mil vendas no primeiro semestre deste ano. O Toyota Corolla está em 2º lugar com 109,6 mil. Na China, até julho, o Corolla estava em 5º lugar no geral com 185,4 mil emplacamentos e o Civic aparecia em 10º com 123,3 mil. No Brasil, o Civic vendeu 10,5 mil unidades de janeiro a agosto, contra 23,4 mil do Corolla. Os dois sedãs japoneses lideram o segmento de carros médios.
A atual geração do Honda Civic foi lançada há pouco tempo. Começou a ser vendida nos EUA em novembro de 2015 e chegou aos demais mercados em 2016. No mercado brasileiro, o Civic é vendido atualmente em cinco versões, a partir de R$ 103.200