PUBLICIDADE

Hipercarro mais rápido do mundo tem um motor para cada roda

Rimac Nevera tem quatro motores (um para cada roda), 1.940 cavalos e acelera de 0 a 96 km/h em apenas 1,85 segundo

1 jun 2021 - 21h29
(atualizado em 2/6/2021 às 10h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Rimac Nevera.
Rimac Nevera.
Foto: Rimac Automobiles / Divulgação

Foi revelado nesta terça (1) o novo hipercarro elétrico mais rápido do mundo: Rimac Nevera. Ele superou o Lotus Evija e tem números de desempenho excepcionais. Acelera dse 0 a 96 km/h em apenas 1,9 segundo, atinge 412 km/h de velocidade máxima e leva apenas 8,6 segundos para atingir 402 metros, partindo da imobilidade.

Para ter esse desempenho excepcional, o Rimac Nevera utiliza quatro motores elétricos (um para cada roda) com o total de 1.940 cv de potência (1.914 hp). O torque também é incrível: 2.360 Nm. O hipercarro é fabricado na Croácia e tem alcance de 550 km com uma carga de bateria. Ele leva apenas 19 minutos para obter 80% da carga.

Rimac Nevera.
Rimac Nevera.
Foto: Rimac Automobiles / Divulgação

O Rimac Nevera tem sua produção limitada a 150 unidades e custa 2 milhões de euros (cerca de R$ 12,6 milhões). cada cliente receberá uma carta assinada pessoalmente pelo fundador e CEO da Rimac Automobili, Mate Rimac.

O Nevera é a versão de produção do Rimac C_Two, revelado em 2018. O fabricante croata se especializou em hipercarros elétricos e chegou a ser cogitado como possível comprador da Lamborghini ou da Bugatti. Alguns projetos são desenvolvidos em parceria com a Porsche. O Rimac Nevera é homologado para uso global.

Rimac Nevera.
Rimac Nevera.
Foto: Rimac Automobiles / Divulgação

"É isso. Este é o carro que eu tinha em mente quando embarquei na jornada impossível há dez anos”, disse Mate Rimac, Fundador e CEO da Rimac Automobili. “Todo o nosso trabalho árduo resultou no Nevera, nosso hipercarro recorde. Este carro nasceu para ter desempenho superior e elevar a barra, redefinindo a norma para carros de alto desempenho. E não apenas no desempenho, mas como um pacote completo.”

A carroceria inovadora do Nevera inclui um teto de carbono, bateria estrutural integrada e subestrutura traseira de carbono, formando a maior peça única de fibra de carbono de toda a indústria automotiva. Pesando menos de 200 kg e utilizando 2.200 camadas de fibra de carbono e 222 inserções de alumínio, a carroceria envolve a bateria do carro para formar uma estrutura compacta, mas incrivelmente forte. É a estrutura mais rígida de qualquer carro já fabricado.

Rimac Nevera.
Rimac Nevera.
Foto: Rimac Automobiles / Divulgação

Com a capacidade de acelerar a 96 em 1,85 segundo e continuar a aceleração até uma velocidade máxima de 412 km/h, o Nevera abre uma nova dimensão no desempenho do hipercarro. Acelerar do repouso para 161 km/h (100 mph) requer apenas 4,3 segundos e mantém sua aceleração de arregalar os olhos ao longo de um ciclo de aceleração total, atingindo 300 km/h do repouso em 9,3 segundos. A meta era atingir 2,5 segundos.

Rimac Nevera.
Rimac Nevera.
Foto: Rimac Automobiles / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade