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Ford Ranger XLT pode dar economia de 4.105 litros de diesel

As picapes Ranger XLT e Limited têm motor de 200 cv e tração 4x4, mas só com a economia no preço a XLT pode rodar 36.534 km

28 out 2019 - 15h12
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A Ranger XLT é menos sofisticada visualmente do que a Limited.
A Ranger XLT é menos sofisticada visualmente do que a Limited.
Foto: Divulgação

Assim como todo o restante da linha, a picape Ford Ranger XLT 2020 tem uma nova suspensão dianteira, boa capacidade off-road e um novo visual na parte dianteira. Ela é um pouco menos equipada que a versão Limited, mas mantém o alto nível de segurança e dirigibilidade. Será que vale a pena pagar R$ 12.000 a mais pela topo de linha superior? 

Primeiro vamos ver os atributos da Ranger XLT. Ela pode ser identificada externamente pelos estribos laterais, além de cromados na grade, faróis, retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro. As rodas são de liga leve de 18” com pneus 265/60 All Season.

A Ranger 2020 ganhou uma nova suspensão dianteira com melhor controle de movimentação da carroceria e da dirigibilidade. Ela aproveita todo o curso do conjunto para dar mais conforto no asfalto e na terra. Os faróis principais, os faróis de neblina e o para-choque foram redesenhados. Abrir e fechar a tampa da caçamba da Ranger ficou muito mais fácil. Graças a uma barra de torção, o peso do movimento caiu de 12 para 3 kg. O console da Ranger também 2020 é novo. O acabamento foi padronizado em preto, para dar mais contraste aos demais elementos.

As rodas da Ranger XLT são de liga leve aro 18, mas sem acabamento premium.
As rodas da Ranger XLT são de liga leve aro 18, mas sem acabamento premium.
Foto: Divulgação

O que nós gostamos

A Ranger XLT 2020 ficou mais confortável, graças aos ajustes na suspensão dianteira. O motor 3.2 turbodiesel da Ranger XLT tem 200 cv de potência e 470 Nm de torque. Ele está disponível de 1.750 a 2.500 rpm. É silencioso em velocidade de cruzeiro. O único câmbio disponível na Ranger XLT é o automático de seis marchas. Ele responde muito rapidamente às solicitações do acelerador, pois reduz as marchas em menos de 1 segundo.

Assim como na versão topo de linha, a Ranger XLT tem conectividade Sync 3 com tela tátil de 8”. Ela é amigável e repleta de recursos, inclusive navegador por GPS. A picape traz duas entradas USB. Em comparação com a Ranger XLS 2.2, a Ranger XLT 3.2 tem a mais: bancos e volante de couro, abertura e fechamento global dos vidros, sensor de chuva, para-brisa acústico, faróis automáticos e com ajuste de altura, monitoramento individual de pressão dos pneus, retrovisores com piscas integrados e rebatimento elétrico, vidros elétricos com fechamento a um toque para os passageiros, faróis com projetor, espelho retrovisor eletrocrômico e para-sóis com espelho e iluminação.

A posição de dirigir é ótima. Dá para viajar com a Ranger XLT como se fosse um SUV. A capacidade off road também é boa na versão XLT. Ela tem tração 4x4 e 4x4 reduzida, além de diferencial traseira blocante. Na água, suporta até 80 centímetros de imersão. O nível de segurança passiva de todas a linha Ranger 2020 é alto, com sete airbags e controles eletrônicos de estabilidade e tração. A direção elétrica corrige automaticamente desvios provocados por ventos de través. 

O interior da Ranger XLT é exatamente igual ao da Ranger Limited.
O interior da Ranger XLT é exatamente igual ao da Ranger Limited.
Foto: Divulgação

O que pode melhorar

A Ranger XLT poderia ter luzes diurnas de LED e sensor de estacionamento dianteiro, pois são itens de grande utilidade e não de ostentação. O visual da versão XLT talvez pudesse ser um pouco mais ousado, para dar mais personalidade à picape.

O consumo da Ranger XLT é ligeiramente pior que o da Limited, embora ambas usem o mesmo motor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros e câmbio automático de seis marchas. Isso apesar de a versão XLT ser um pouco mais leve.

Diferenças para a Ranger Limited

No preço, a diferença é de R$ 14.000, ou seja, R$ 178.790 (XLT) contra R$ 192.790 (Limited). Porém, mecanicamente as duas são idênticas. Também são iguais no conforto e na conectividade. As rodas e pneus têm a mesma medida, porém as da Limited tem acabamento cinza e diamantado. Uma pequena questão de estática. Outra é o santantônio personalizado da Limited.  Tirando esses itens, a Ranger Limited oferece a mais que a XLT somente algumas tecnologias de condução semi-autônoma, como piloto automático adaptativo e alerta de colisão, além do ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições. 

Vale a pena pagar R$ 14.000 a mais? Quem decide é o consumidor, em função de suas exigências de conforto. Técnica e dinamicamente, porém, as duas versões são idênticas e a Ranger XLT já possui um alto grau de conforto, segurança e conectividade. O mais interessante é que, utilizando esse valor, o comprador de um Ranger XLT poderia comprar 4.105 litros de óleo diesel a R$ 3,41 (valor médio no Brasil, segundo a ANP). Com esse diesel, fazendo a média de consumo 50% na cidade e 50% na estrada, ou seja, 8,9 km/l, a Ranger XLT poderia rodar 36.534 km. Pense nisso!

Com a diferença de preço, a Ranger XLT pode rodar 36.535 km.
Com a diferença de preço, a Ranger XLT pode rodar 36.535 km.
Foto: Divulgação

Os números

  • Ano: 2020
  • Preço: R$ 178.790
  • Motor: 3.2 turbodiesel
  • Potência máxima: 200 cv a 3.000 rpm
  • Torque máximo: 470 Nm de 1.750 a 2.500 rpm
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Comprimento: 5,354 m
  • Largura: 1,860 m
  • Altura: 1,848 m
  • Entre-eixos: 3,220 m
  • Peso: 2.213 kg
  • Pneus: 265/60 R18
  • Caçamba: 1.180 litros
  • Capacidade de carga: 1.017 kg
  • Tanque: 80 litros
  • 0-100 km/h: 11s6
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Consumo cidade: 8,4 km/l
  • Consumo estrada: 9,4 km/l
  • Emissão de CO2: 229 g/km
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