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Eis a picape Ford Maverick! Anti-Toro ou só mais uma?

Produzida no México, nova Ford Maverick terá opção híbrida e será concorrente da Fiat Toro; picape deve chegar ao Brasil em 2022

8 jun 2021 17h03
| atualizado às 22h04
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Ford Maverick conta com linhas inspiradas nas picapes Ranger e F-150.
Ford Maverick conta com linhas inspiradas nas picapes Ranger e F-150.
Foto: Ford

Depois de meses de expectativa, a Ford finalmente revelou nesta terça (8) a nova picape Maverick. Apesar do nome ser conhecido pelo modelo esportivo dos anos 70, trata-se de uma inédita picape monobloco, que será produzida no México. Com previsão de chegada ao Brasil até 2022, a nova Ford Maverick será concorrente da Fiat Toro no disputado segmento de picapes. 

Construída sobre a plataforma C2 do Bronco Sport, a Ford Maverick aposta em um visual robusto, com linhas inspiradas nas irmãs maiores Ranger e F-150. Na dianteira, a Maverick conta com faróis full-led em formato de “C”, que são interligados por uma barra horizontal que atravessa a grade frontal, que conta com acabamento na cor preta. Os para-lamas e o capô são elevados e contam com linhas retas. 

Tampa da caçamba traz o nome da Ford Maverick estampado em baixo relevo.
Tampa da caçamba traz o nome da Ford Maverick estampado em baixo relevo.
Foto: Ford

Na lateral, o destaque fica para a cabine integrada à caçamba. Por se tratar de uma picape monobloco, a carroceria da Ford Maverick é única, sem aquela divisão entre cabine e caçamba na lateral, como na Ford Ranger. Na traseira, o destaque fica para as lanternas de led de formato retangular, e o nome Maverick estampado em baixo relevo na tampa da caçamba, que conta com abertura convencional.

A nova Ford Maverick conta com dimensões um pouco maiores do que a Fiat Toro em comprimento e entre-eixos. A nova picape da Ford mede 5,07 m de comprimento -- 13 cm a mais do que a Toro --, 1,84 m de largura e 1,74 m de altura. Já o entre-eixos é de 3,07 m, 8 cm maior. No entanto, a Fiat Toro dá o troco na capacidade de carga. Apesar da caçamba da Maverick ser um pouco maior (942 l x 937 l), ela carrega 680 kg, enquanto a Toro pode levar até 750 kg ou 1 tonelada, esta última quando equipada com motor a diesel. 

Ford Maverick conta com capacidade de carga de 680 kg.
Ford Maverick conta com capacidade de carga de 680 kg.
Foto: Ford

Por dentro, a Ford Maverick aposta em um console de linhas retas. O painel de instrumentos conta com dois mostradores analógicos, e uma tela digital no meio deles. A central multimídia de 8’’ de aspecto flutuante conta com suporte às funções Apple CarPlay e Android Auto, e oferece um porta-objetos do lado direito. Além disso, há ainda alguns componentes em comum com o Bronco Sport. Dentre eles, estão o volante, o console central, os comandos do ar-condicionado, e o seletor de marchas giratório. Uma solução interessante é um compartimento para carga embaixo dos bancos traseiros.

Interior conta com alguns elementos do SUV Bronco Sport.
Interior conta com alguns elementos do SUV Bronco Sport.
Foto: Ford

Sob o capô, a Ford Maverick conta com duas opções de motor. As versões de entrada utilizam um conjunto híbrido, formado por um motor 2.5 de 164 cv e um motor elétrico de 128 cv e 234 Nm. Juntos, eles oferecem uma potência combinada de 193 cv. O câmbio é um automático do tipo CVT. De acordo com a Ford, essa opção é focada na economia de combustível, com um consumo de 17 km/l na cidade e autonomia de 805 km. Há ainda a opção do motor 2.0 turbo de 253 cv e 375 Nm, sempre com um câmbio automático de oito marchas. Já a tração pode ser na dianteira ou integral, dependendo da versão. 

Ford Maverick oferece compartimento para bagagens abaixo do banco traseiro.
Ford Maverick oferece compartimento para bagagens abaixo do banco traseiro.
Foto: Ford

A princípio, a Ford Maverick será vendida nas versões XL, XLT e Lariat. Dentre os equipamentos de série, a Ford Maverick oferece desde a versão de entrada itens como sete airbags, central multimídia de 8”, faróis de led, câmera de ré, direção, vidros e travas elétricas e frenagem automática de emergência. Como opcional, a picape poderá ser equipada com controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, entre outros itens. 

Ford Maverick será o modelo de entrada da marca nos EUA.
Ford Maverick será o modelo de entrada da marca nos EUA.
Foto: Ford

Com entregas previstas entre setembro e dezembro deste ano nos EUA, a Ford Maverick será o modelo de entrada da marca americana em seu país de origem. Ela terá preços a partir de US$ 19.995 (R$ 100.714), e será posicionada abaixo da Ranger. A nova Ford Maverick chegará ao Brasil importada do México, e será a principal aposta da Ford contra a Fiat Toro. No entanto, a vinda da picape deve acontecer somente em 2022, devido à crise dos semicondutores, que tem afetado o setor automotivo em escala global. Resta saber se ela será mesmo uma anti-Toro ou só mais uma picape no segmento.
 

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