Eis a picape Ford Maverick! Anti-Toro ou só mais uma?
Produzida no México, nova Ford Maverick terá opção híbrida e será concorrente da Fiat Toro; picape deve chegar ao Brasil em 2022
Depois de meses de expectativa, a Ford finalmente revelou nesta terça (8) a nova picape Maverick. Apesar do nome ser conhecido pelo modelo esportivo dos anos 70, trata-se de uma inédita picape monobloco, que será produzida no México. Com previsão de chegada ao Brasil até 2022, a nova Ford Maverick será concorrente da Fiat Toro no disputado segmento de picapes.
Construída sobre a plataforma C2 do Bronco Sport, a Ford Maverick aposta em um visual robusto, com linhas inspiradas nas irmãs maiores Ranger e F-150. Na dianteira, a Maverick conta com faróis full-led em formato de “C”, que são interligados por uma barra horizontal que atravessa a grade frontal, que conta com acabamento na cor preta. Os para-lamas e o capô são elevados e contam com linhas retas.
Na lateral, o destaque fica para a cabine integrada à caçamba. Por se tratar de uma picape monobloco, a carroceria da Ford Maverick é única, sem aquela divisão entre cabine e caçamba na lateral, como na Ford Ranger. Na traseira, o destaque fica para as lanternas de led de formato retangular, e o nome Maverick estampado em baixo relevo na tampa da caçamba, que conta com abertura convencional.
A nova Ford Maverick conta com dimensões um pouco maiores do que a Fiat Toro em comprimento e entre-eixos. A nova picape da Ford mede 5,07 m de comprimento -- 13 cm a mais do que a Toro --, 1,84 m de largura e 1,74 m de altura. Já o entre-eixos é de 3,07 m, 8 cm maior. No entanto, a Fiat Toro dá o troco na capacidade de carga. Apesar da caçamba da Maverick ser um pouco maior (942 l x 937 l), ela carrega 680 kg, enquanto a Toro pode levar até 750 kg ou 1 tonelada, esta última quando equipada com motor a diesel.
Por dentro, a Ford Maverick aposta em um console de linhas retas. O painel de instrumentos conta com dois mostradores analógicos, e uma tela digital no meio deles. A central multimídia de 8’’ de aspecto flutuante conta com suporte às funções Apple CarPlay e Android Auto, e oferece um porta-objetos do lado direito. Além disso, há ainda alguns componentes em comum com o Bronco Sport. Dentre eles, estão o volante, o console central, os comandos do ar-condicionado, e o seletor de marchas giratório. Uma solução interessante é um compartimento para carga embaixo dos bancos traseiros.
Sob o capô, a Ford Maverick conta com duas opções de motor. As versões de entrada utilizam um conjunto híbrido, formado por um motor 2.5 de 164 cv e um motor elétrico de 128 cv e 234 Nm. Juntos, eles oferecem uma potência combinada de 193 cv. O câmbio é um automático do tipo CVT. De acordo com a Ford, essa opção é focada na economia de combustível, com um consumo de 17 km/l na cidade e autonomia de 805 km. Há ainda a opção do motor 2.0 turbo de 253 cv e 375 Nm, sempre com um câmbio automático de oito marchas. Já a tração pode ser na dianteira ou integral, dependendo da versão.
A princípio, a Ford Maverick será vendida nas versões XL, XLT e Lariat. Dentre os equipamentos de série, a Ford Maverick oferece desde a versão de entrada itens como sete airbags, central multimídia de 8”, faróis de led, câmera de ré, direção, vidros e travas elétricas e frenagem automática de emergência. Como opcional, a picape poderá ser equipada com controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, entre outros itens.
Com entregas previstas entre setembro e dezembro deste ano nos EUA, a Ford Maverick será o modelo de entrada da marca americana em seu país de origem. Ela terá preços a partir de US$ 19.995 (R$ 100.714), e será posicionada abaixo da Ranger. A nova Ford Maverick chegará ao Brasil importada do México, e será a principal aposta da Ford contra a Fiat Toro. No entanto, a vinda da picape deve acontecer somente em 2022, devido à crise dos semicondutores, que tem afetado o setor automotivo em escala global. Resta saber se ela será mesmo uma anti-Toro ou só mais uma picape no segmento.