3 eventos ao vivo

Conheça o Volkswagen Taigo, versão europeia do Nivus

Produzido na Espanha, Volkswagen Taigo será lançado até o meio do ano e terá design exclusivo, SUV cupê pode ganhar versão esportiva R

30 mar 2021
18h18
atualizado às 18h20
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Volkswagen Taigo traz para-choque com design exclusivo e barra de LED que liga os faróis à grade dianteira.
Volkswagen Taigo traz para-choque com design exclusivo e barra de LED que liga os faróis à grade dianteira.
Foto: VW / Divulgação

O Volkswagen Nivus carimbou de vez o passaporte para a Europa. Nesta terça (30), foram divulgadas as primeiras imagens da versão europeia do SUV cupê desenvolvido no Brasil. Com lançamento previsto para o meio do ano e as primeiras entregas para o último trimestre de 2021, ele terá algumas diferenças em relação ao modelo brasileiro. A começar pelo nome: sai Nivus, entra Taigo.

No teaser, é possível ver como será o design do futuro Volkswagen Taigo. Apesar de manter praticamente o mesmo estilo, há algumas diferenças em relação ao Nivus. Na frente, a principal delas é uma barra de LED que conecta os faróis -- estes que parecem ter projetores -- ao logo da marca alemã, assim como no SUV médio Taos.

Esse recurso não está disponível no Nivus nacional. Além disso, o Taigo conta com a grade dianteira em estilo colmeia, e também com um para-choque que traz um aplique preto conectando os faróis de neblina à entrada de ar inferior. Há um logotipo “R” na grade dianteira, o que pode indicar uma inédita versão esportiva do Taigo -- ou então a esportivada R-Line -- no mercado europeu.

Volkswagen Taigo conta com barra de LED que conecta as lanternas traseiras ao logotipo da marca.
Volkswagen Taigo conta com barra de LED que conecta as lanternas traseiras ao logotipo da marca.
Foto: VW / Divulgação

Na parte de trás, também há algumas alterações. Assim como no Nivus, as lanternas são conectadas através de um aplique preto que vai de ponta a ponta da traseira do carro. No Taigo, por outro lado, as lanternas parecem ter pequenas mudanças na disposição de luzes. A principal delas é a presença de uma barra de LED que conecta as lanternas ao logotipo da Volkswagen, que é inexistente no Nivus. Por fim, outra diferença é o para-choque traseiro, que também traz design exclusivo no Taigo, com direito a um aplique que simula saídas duplas de escapamento.

O teaser divulgado pela Volkswagen não mostrou imagens do interior do Taigo. No entanto, a julgar pelo parentesco com o Nivus e o Polo -- modelo do qual ambos derivam -- a versão europeia deve trazer o mesmo interior do que o modelo nacional, com diferenças apenas na qualidade do acabamento, que pode receber revestimentos emborrachados no lugar do plástico rígido utilizado no Brasil.

De certo, sabe-se que o Taigo terá de série o painel de instrumentos digital da marca alemã, além dos faróis de LED e sistemas de assistência e de segurança que já equipam o Nivus. Em relação à motorização, a Volkswagen apenas confirmou que o Taigo terá motores TSI, o que adianta um possível uso do 1.0 TSI de 110 cv utilizado pelo Polo europeu. Há também a possibilidade do SUV cupê receber o 1.5 TSI de 150 cv e 250 Nm de torque, e talvez até mesmo um sistema híbrido-leve.

No Brasil, o Volkswagen Nivus é vendido apenas com o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm de torque, que também é utilizado nos modelos Polo, Virtus e T-Cross. No país, ele é posicionado abaixo do T-Cross nacional, que traz um entre-eixos maior (2,65 m) do que a versão europeia (2,56 m). Já na Europa, como ambos os modelos têm o mesmo entre-eixos, o Taigo poderá ser vendido como uma opção mais descolada do T-Cross, o que abre mais possibilidades de motorização para o SUV cupê.

Traseira do Volkswagen Taigo traz para-choque com design inédito que simula duas saídas de escapamento na peça.
Traseira do Volkswagen Taigo traz para-choque com design inédito que simula duas saídas de escapamento na peça.
Foto: VW / Divulgação

Produzido em Pamplona, na Espanha, o Volkswagen Taigo ainda não teve preços divulgados. No entanto, a versão europeia deve ser posicionada entre o T-Cross, que custa a partir de 19.300 euros, e o T-Roc, que parte de 22.200 euros. No Brasil, o Nivus é vendido com preços a partir de R$ 94.290 na versão Comfortline e chega até R$ 107.990 na topo de linha Highline. Com lançamento previsto para o verão europeu -- que acontece de junho a setembro -- o Taigo terá as primeiras unidades entregues ainda em 2021, no último trimestre do ano.

Veja também:

Novo Corolla Cross: chegou o SUV da Toyota
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade