PUBLICIDADE

Citroën C5 X, o carro 3 em 1, une sedã, perua e SUV

Novo C5 X será modelo topo de linha da Citroën e terá versão híbrida plug-in de 225 cv com autonomia de 50 km em modo totalmente elétrico

12 abr 2021 - 17h29
Compartilhar
Exibir comentários
Citroën C5 X mescla elementos de sedã, perua e SUV e traz frente com faróis bipartidos.
Citroën C5 X mescla elementos de sedã, perua e SUV e traz frente com faróis bipartidos.
Foto: Citroën / Divulgação

Um carro que é a verdadeira definição de crossover. A Citroën revelou nesta segunda (12) o novo C5 X, que traz uma carroceria que mistura elementos de sedã, perua e SUV. O novo modelo será o topo de linha da marca francesa, e é a primeira aposta da Citroën no segmento desde 2017, quando o modelo C5 -- que contava com opções sedã e perua -- deixou de ser fabricado.

O grande destaque do novo Citroën C5 X é o design externo, que é inspirado no conceito CXperience, de 2016, que mescla elementos de diferentes carrocerias em um só carro. A frente traz a identidade visual da marca, com faróis divididos como no novo Citroën C4, apresentado no ano passado. Na lateral, a silhueta do C5 X conta com linhas semelhantes às de um sedã, só que com uma traseira alongada como a de uma perua.

Traseira do Citroën C5 X lembra a de uma station wagon e traz lanternas de led.
Traseira do Citroën C5 X lembra a de uma station wagon e traz lanternas de led.
Foto: Citroën / Divulgação

Na parte de trás, aliás, o Citroën C5 X conta com lanternas de led com design horizontal, que invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa. O caimento do teto é quase como o de uma shooting brake, e há uma solução inusitada: o modelo conta com dois spoilers, um deles na parte superior do vidro traseiro, e o outro na tampa do porta-malas, como se fosse em um cupê ou sedã.

Por dentro, o Citroën C5 X é praticamente uma vitrine da marca francesa. O console traz linhas horizontais e acabamento luxuoso, com direito a apliques que simulam madeira. O modelo conta com painel de instrumentos digital, head-up display com realidade aumentada e uma central multimídia de 12’’. Em relação ao espaço interno, o crossover conta com 2,79 m de entre-eixos, e o porta-malas oferece uma capacidade de 545 litros, podendo chegar a 1.640 litros com os bancos rebatidos.

Em relação à motorização, a Citroën não revelou muitos detalhes. O que se sabe até agora é que o C5 X não terá motores a diesel, contando apenas com opções a gasolina. O destaque será uma versão híbrida plug-in, que combina um motor 1.6 turbo de 180 cv com um elétrico de 81 kW, e oferece potência combinada de 225 cv. De acordo com a Citroën, o sistema oferece uma autonomia de 50 km e uma velocidade máxima de 135 km/h em modo totalmente elétrico.

Interior do Citroën C5 X traz acabamento luxuoso e central multimídia de 12’’.
Interior do Citroën C5 X traz acabamento luxuoso e central multimídia de 12’’.
Foto: Citroën / Divulgação

Construído sobre a plataforma modular EMP2, o Citroën C5 X atuará no segmento D, concorrendo contra modelos como o Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes Classe E. O modelo francês mede 4,80 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,48 m de altura. Com foco no conforto, o C5 X pode ser equipado com uma suspensão ativa com três modos de ajuste na versão híbrida plug-in.

De acordo com a Citroën, o C5 X será produzido na China e chegará ao mercado europeu no segundo semestre de 2021, provavelmente em setembro. Por enquanto, a marca ainda não confirmou a chegada do modelo a outros mercados, como o asiático e o latino-americano. No Brasil, no entanto, ele poderia ser uma boa aposta para reconquistar consumidores para a marca, que hoje só vende o C4 Cactus no país.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade