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CEO da Caoa Chery confirma interesse no mercado de picapes

Em conversa com o Guia do Carro, Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, diz que o mercado de picapes é difícil, mas atraente

23 set 2021 - 09h01
(atualizado às 09h02)
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Picape Tiggo 7: projeção de Kleber Silva.
Picape Tiggo 7: projeção de Kleber Silva.
Foto: Kleber Silva / KDesign

A Caoa Chery está envolvida no projeto da primeira picape da marca chinesa. A Chery desenvolve na África do Sul um modelo inédito que usa a plataforma do Tiggo 7, mas que terá um porte maior do que o SUV na configuração de picape. O interesse da Caoa Chery no mercado de picapes e neste produto foi confirmado pelo CEO Marcio Alfonso em conversa com o Guia do Carro.

Marcio Alfonso participou do projeto da picape Courier, quando era executivo da Ford, e agora analisa as novas possibilidades para o crescimento da Caoa Chery. “O segmento de picapes é interessante, mas não é fácil fazer sucesso nele, pois o produto deve atender a duas utilizações diferentes, que é o lazer e o trabalho”, disse Alfonso. Para o CEO da Caoa Chery, o trabalho na suspensão traseira é fundamental.

Picape Tiggo 7: interessa para o Brasil.
Picape Tiggo 7: interessa para o Brasil.
Foto: Kleber Silva / KDesign

Segundo Marcio Alfonso, a primeira picape da Chery “será maior do que o Tiggo 7” -- o que a colocaria como mais uma anti-Fiat Toro no mercado -- e precisará da experiência de três países no desenvolvimento: África do Sul, México e Brasil. Ele não deu maiores detalhes sobre o estudo. Leonardo Lukacs, Diretor de Engenharia da Caoa, comentou que a Caoa Chery tem um novo desafio ao entrar em sua “terceira fase”: focar nos produtos atuais ou diversificar. E que esta é uma questão colocada internamente por Marcio Alfonso.

No primeiro evento de lançamento de produto após a morte do fundador da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o CEO da Caoa Chery comentou que Izabela Molon Luchesi de Oliveira Andrade, nova presidente do Conselho de Administração, confirmou os planos de chegar a 100 mil carros produzidos e depois passar para 160 mil numa fase seguinte. Para isso, serão necessários novos produtos.

Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery.
Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Marcio Alfonso disse que as negociações com a Chery para o lançamento da marca de luxo Exeed foram destravadas e que a estreia deve acontecer no início de 2022. Para além disso, a Caoa Chery também estuda investir num segundo modelo 100% elétrico para o mercado brasileiro. Atualmente, a marca tem o sedã Arrizo 5e para atender a clientes corporativos, mas considera expandir sua atuação com o modelo EQ1, um subcompacto com capacidade para rodar cerca de 400 km com uma carga de bateria.

Chery EQ1: cerca de 400 km com uma carga.
Chery EQ1: cerca de 400 km com uma carga.
Foto: Chery / Divulgação

Lukacz também comentou que em breve haverá uma corrida por maior eficiência dos motores para atingir as metas do programa Rota 2030 e que, por isso, pode haver modificações nos produtos. Sem dar detalhes, ele disse que o motor 1.6 turbo do Tiggo 8, que tem injeção direta de combustível, pode ser aprimorado para ficar ainda mais eficiente. Este motor tem 187 cv de potência e 274 Nm de torque. No Tiggo 8, o 1.6 TGDI tem 2,05 MJ/km.

Caoa Chery Arrizo 5e inaugura a era dos sedãs elétricos:
Guia do Carro
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