PUBLICIDADE

Boa compra: Fiat Cronos Drive 1.3

Equipado com motor de três cilindros, ele tem o melhor custo-benefício da família. Mas não o confunda com outros Cronos 1.3.

16 dez 2019 - 11h28
Compartilhar
Exibir comentários
O Fiat Cronos tem três versões 1.3: esta (Drive manual) é a melhor.
O Fiat Cronos tem três versões 1.3: esta (Drive manual) é a melhor.
Foto: FCA / Divulgação

O Cronos Drive 1.3 é o segundo mais em conta da linha. Ele diferencia-se do Cronos Precision 1.8 por não ter faróis de LED nem cromados no “bigode” da grade e nas maçanetas. As rodas têm desenho diferente. Mas atenção: não confunda este Cronos Drive 1.3 manual com o Cronos 1.3 (motor antigo) e com o Cronos Drive GSR (câmbio impreciso).

O que é novo

Lançado no início de 2018, o Cronos é o sedã que substituiu algumas versões do Siena. Em relação ao Argo, sua versão hatch, o Cronos adotou um desenho ligeiramente mais esportivo nos faróis.

O Cronos tem um belo desenho, com toque de esportividade.
O Cronos tem um belo desenho, com toque de esportividade.
Foto: FCA / Divulgação

O que nós gostamos

  • Em relação à versão topo de linha, o Cronos 1.3 tem 20 cavalos a menos se abastecido com etanol e 34 cv a menos se abastecido com gasolina.
  • O motor Firefly compensa sua pequena cilindrada com bom consumo.  
  • A posição de dirigir é alta e isso agrada à maioria. O câmbio manual de cinco marchas proporciona trocas fáceis.
  • O Cronos Drive 1.3 tem bom espaço interno. Apesar de ser compacto, permite que uma pessoa alta cruze as pernas no banco traseiro e ainda sobra espaço, mesmo que na frente esteja alguém de 1,85 m. 
  • O bagageiro do Cronos comporta 525 litros.
  • As rodas de liga leve são muito bonitas, com uma trama de 12 raios, ajudando no conjunto estético do Cronos Drive 1.3.
Interior do Fiat Cronos Drive com todos os equipamentos.
Interior do Fiat Cronos Drive com todos os equipamentos.
Foto: FCA / Divulgação

O que pode melhorar

  • O sistema multimídia com tela tátil de 7”, botões redundantes e conectividade Android Auto/Apple CarPlay agrada muito, mas é opcional.
  • Devido à baixa cilindrada, o motor precisa girar em altas rotações, o que aumenta o ruído a bordo.
  • O Cronos 1.3 é lento nas retomadas de velocidade sem troca de marcha (falta torque). 
  • O pedal da embreagem é um pouco duro. 
  • Existe um leve desvio de trajetória nas frenagens de emergência acima de 100 km/h. 
Um dos destaques do Cronos é a qualidade do acabamento.
Um dos destaques do Cronos é a qualidade do acabamento.
Foto: FCA / Divulgação

Os números

  • R$ 61.990
  • Motor: 1.3 flex
  • Potência máxima: 109 cv a 6.250 rpm (e)
  • Torque máximo: 139 Nm a 3.500 rpm (e)
  • Câmbio: 5 marchas MT
  • Comprimento: 4,364 m
  • Largura: 1,726 m
  • Altura: 1,508 m
  • Entre-eixos: 2,521 m
  • Peso: 1.139 kg
  • Pneus: 185/60 R15
  • Porta-malas: 525 litros
  • Tanque: 48 litros
  • 0-100 km/h: 12s3
  • Velocidade máxima:183 km/h
  • Consumo cidade: 12,4 km/l (g)
  • Consumo estrada: 14,8 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 99 g/km
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade