PUBLICIDADE

Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí e força retirada de moradores

4 mai 2018 - 10h24
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção na quinta-feira, lançando cinzas e lava para o alto em uma área residencial cujos moradores receberam ordens para deixar suas casas, disseram autoridades.

Erupção do vulcão Kilauea no Havaí 03/05/2018  Janice Wei/via REUTERS
Erupção do vulcão Kilauea no Havaí 03/05/2018 Janice Wei/via REUTERS
Foto: Reuters

A erupção ocorreu depois de uma série de terremotos nos últimos dois dias, incluindo um tremor de magnitude 5 aproximadamente às 10h30 (horário local), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Moradores da comunidade de Puna, em Leilani Estates, que abriga cerca de 1.700 pessoas, receberam ordens de retirada depois que autoridades responsáveis pelos serviços públicos relataram emissões de vapor e lava através de uma rachadura perto das 16h30, de acordo com a mídia e a Agência de Defesa Civil do condado.

O morador Ikaika Marzo disse à Hawaii News Now que viu "fontes" de lava de até 38 metros de altura. Outros moradores também disseram à rede de notícias que sentiram cheiro de vegetação em chamas e ouviram galhos de árvores estalando.

Imagens de um drone exibidas no site da Hawaii News Now mostraram lava incinerando árvores à medida que se aproximava de algumas construções.

Dois abrigos de emergência foram abertos para receber as pessoas que deixaram suas casas, informou a Agência de Defesa Civil.

O governador David Ige tuitou avisando que acionou a Guarda Nacional do Havaí para que providencie ajuda. "Fiquem em alerta e se preparem agora para preservarem a segurança de sua família", tuitou ele aos moradores perto do vulcão.

A usina geotérmica de Puna está sendo desligada, segundo a mídia local, e a estatal de energia elétrica do Havaí disse que equipes estão desligando a eletricidade nas áreas atingidas pelo fluxo ativo de lava.

O Kilauea está ativo há mais de três décadas. Fluxos de lava do vulcão, um de cinco da ilha, cobriram 125 quilômetros quadrados, de acordo com o Instituto Geológico dos EUA.

A extremidade do fluxo de lava pode atingir temperaturas de cerca de 1.150 graus Celsius.

Autoridades locais fecharam as áreas de visitação do vulcão, e uma porção do Parque Nacional de Vulcões do Havaí também foi interditada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade