Vídeo: abordagem policial no Paraná viraliza nas redes; PM diz que irá apurar 'conduta dos envolvidos'
Uma abordagem feita por policiais militares (PM) a um morador da cidade de Mangueirinha, na região sudoeste do Paraná, viralizou... Vídeo: abordagem policial no Paraná viraliza nas redes; PM diz que irá apurar 'conduta dos envolvidos' foi publicado primeiro em Banda B.
Uma abordagem feita por policiais militares (PM) a um morador da cidade de Mangueirinha, na região sudoeste do Paraná, viralizou nas redes sociais ao longo desta quinta-feira (2). O vídeo, compartilhado inicialmente pela página Brasil Fede Covid, mostra um homem em luta corporal contra dois agentes da corporação. A PM informou, em nota enviada à Banda B, que irá apurar a 'conduta dos envolvidos' — veja as imagens e o texto na íntegra, abaixo.
Conforme as informações compartilhadas na rede social Instagram, a abordagem aconteceu no início do mês de março por conta de uma 'reclamação de som alto'. A postagem descreve que os moradores disseram aos policiais estarem 'escutando música dentro de casa, sem nenhum tipo de exagero'.
Em seguida, a publicação aponta que os PMs ficaram contrariados com a resposta. Eles teriam saído, com a promessa de que voltariam.
Pouco tempo depois, voltaram até a residência em duas viaturas, com seis agentes. Os homens invadiram a casa e começaram uma série de agressões contra os moradores, que estariam embriagados e com o som desligado.
Brasil Fede Covid, no Instagram.
Vídeo mostra luta corporal durante abordagem dos policiais militares no Paraná
O vídeo, separado em três partes, inicia com a luta corporal do homem com os dois agentes. O morador recebe um chute, cai e, logo em seguida, é imobilizado com uma chave de braço por um policial. Enquanto isso, outro PM espirra gás de pimenta no rosto do homem, na tentativa de contê-lo.
Os familiares dele gritam, enquanto uma mulher, que se identifica como esposa do morador, chama os policiais de 'covardes'. Diversos gritos, inclusive de crianças, são notados durante as imagens. A primeira parte termina com o morador desmaiado.
O segundo trecho, um corte rápido, mostra o homem sendo imobilizado no chão. Ele já havia recuperado os sentidos.
A última parte, por sua vez, termina com o morador sendo algemado. Um policial fica com o joelho sobre o pescoço do homem, que não emite reação. Veja o vídeo desfocado, abaixo:
Denúncia afirma que PMs danificaram aparelhos celulares dos moradores
A postagem nas redes sociais aponta que os policiais, 'ao notarem que estavam sendo gravados', tomaram os aparelhos celulares e apagaram os vídeos. Também há uma denúncia apontando que os telefones foram danificados.
Apesar disso, segundo a página, os familiares conseguiram recuperar as imagens, conforme aponta a denúncia que viralizou nas redes. Uma mulher da família também teria sido agredida pelos PMs, mas o vídeo não mostra nenhuma agressão contra alguma moradora.
A advogada da família prestou queixa contra os agentes na ouvidoria da PM, que também não deu bola para o caso. Para completar, os policiais estavam com as câmeras do uniforme desligadas.
(…)
A advogada da família, Sabrina Aparecida Ferronatto Castanha Araldi, tentou adicionar as imagens no processo no dia na delegacia e somente um vídeo foi atendido, tendo assim que após anexar, mas não foi atendida.
Brasil Fede Covid, no Instagram.
O homem imobilizado e seu irmão foram levados à delegacia, onde foram autuados por lesão corporal contra os PMs, segundo apontou a denúncia.
A Banda B tenta localizar a advogada apontada como representante da família para se posicionar sobre o caso. O espaço está aberto.
O que diz a Polícia Militar do Paraná?
Em nota enviada à Banda B, a PM se posicionou sobre o caso e justificou que 'trabalha com o uso seletivo da força'. Em relação ao gás de pimenta, a corporação mencionou que os equipamentos são 'homologados pela ANVISA e fiscalizados pelos órgãos competentes'.
Leia o texto abaixo, na íntegra:
A Polícia Militar do Paraná tomou conhecimento através da imprensa de vídeos que retratam uma prisão realizada na cidade de Mangueirinha.
A PMPR salienta que trabalha com o uso seletivo da força, ou seja, usa a força de reação na mesma proporção da ação ou resistência ativa. Para tanto, a PMPR lança de técnicas não letais, seja defesa pessoal, espargidor de pimenta, bastão PR-24; ou ainda, de técnicas letais como a arma de fogo. Vale ressaltar que os espargidores de pimenta são homologados pela ANVISA e fiscalizados pelos órgãos competentes.
Considerando que todas as denúncias recebidas pela PMPR são devidamente apuradas. A Corporação irá instaurar procedimento administrativo apuratório acerca das circunstâncias e condutas individuais de todos os envolvidos na ocorrência registrada em vídeo.
A PMPR reitera seu compromisso inabalável com os direitos humanos, a lei, a ordem e a ética, e o compromisso diuturno de proteger e garantir o bem-estar da população paranaense.
Curitiba, PR, 26 de abril de 2024. Comunicação Social da PMPR.
Polícia Militar do Paraná, em nota enviada à Banda B.
Vídeo: abordagem policial no Paraná viraliza nas redes; PM diz que irá apurar 'conduta dos envolvidos' foi publicado primeiro em Banda B.