Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veículos elétricos superam modelos a gasolina em vendas na União Europeia

Dados da ACEA apontam liderança inédita da categoria em dezembro de 2025, impulsionada por marcas chinesas e novos modelos de montadoras tradicionais

20 fev 2026 - 16h18
Compartilhar
Exibir comentários

Pela primeira vez na história da União Europeia, o volume de vendas de automóveis totalmente elétricos ultrapassou o de veículos movidos a gasolina. Os dados, consolidados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), referem-se ao mês de dezembro. Esse cenário de liderança estende-se ao mercado europeu ampliado, que engloba também o Reino Unido e a Noruega.

Carro elétrico
Carro elétrico
Foto: Canva Fotos / Perfil Brasil

O setor automotivo no continente europeu registrou, em dezembro, o sexto mês consecutivo de expansão anual. Um fator determinante para esse movimento é a intensificação da concorrência promovida por fabricantes chinesas, como BYD, Changan e Geely. Em resposta, montadoras tradicionais europeias, a exemplo de Volkswagen e BMW, aceleraram o lançamento de novos modelos elétricos para disputar a preferência do consumidor.

Apesar do desempenho dos modelos a bateria, a União Europeia apresentou, em dezembro, um plano para revisar a proibição de motores a combustão prevista para 2035. A proposta de flexibilização atende a demandas de fabricantes que buscam manter a rentabilidade diante de desafios como as tarifas de importação dos Estados Unidos e a competitividade dos rivais asiáticos.

O comportamento das fabricantes no último mês de 2025 apresentou variações significativas. Enquanto a Volkswagen e a Stellantis registraram aumento nos emplacamentos de 10,2% e 4,5%, respectivamente, a Renault teve queda de 2,2%. No segmento de elétricos puros, a Tesla apresentou recuo de 20,2% nos registros, ao passo que a chinesa BYD obteve um crescimento de 229,7%.

No acumulado do bloco, os registros de dezembro para diferentes categorias de eletrificados apresentaram os seguintes aumentos:

  • Elétricos a bateria: +51%;

  • Híbridos plug-in: +36,7%;

  • Híbridos elétricos: +5,8%.

Somadas, as três categorias representaram 67% do total de registros realizados na União Europeia no período.

Especialistas do setor, como o secretário-geral da E-Mobility Europe, Chris Heron, indicam que a tendência é de ampliação da fatia de mercado dos veículos elétricos. A adaptação das marcas locais, com modelos mais acessíveis, aliada a novos programas de incentivo governamentais, sustenta a projeção de crescimento contínuo das vendas ao longo de 2026.

Em termos globais de mercado, as vendas na UE, Reino Unido e países da Associação Europeia de Livre Comércio atingiram 13,3 milhões de unidades no total de 2025, o maior volume nos últimos cinco anos, embora os números ainda permaneçam abaixo dos patamares registrados no período pré-pandemia.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade