PUBLICIDADE

Trecho da BR-277 onde houve trágico acidente com morte deve ganhar área de escape, diz concessionária

Após o acidente que matou o passageiro de uma caminhonete na BR-277, em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba (RMC),... Trecho da BR-277 onde houve trágico acidente com morte deve ganhar área de escape, diz concessionária foi publicado primeiro em Banda B.

25 abr 2024 - 14h31
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Após o acidente que matou o passageiro de uma caminhonete na BR-277, em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a concessionária informou que o trecho deve ganhar uma área de escape. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (25), em resposta à Banda B sobre um questionamento levantado por um caminhoneiro que presenciou o acidente.

O acidente aconteceu no quilômetro 128 da rodovia. Segundo a concessionária, o contrato de concessão prevê a construção da área de escape aproximadamente no quilômetro 129 + 300.

Foto: Banda B. / Banda B

O caminhoneiro Alexandre Araújo, que transportava gasolina, disse que por muito pouco o veículo dele não foi atingido no acidente. Passando pelo trecho sempre, o motorista disse que há muito tempo se depara com acidentes, muitos deles fatais. 

Na avaliação do caminhoneiro, falta uma área de escape ali. O equipamento poderia ajudar em casos semelhantes aos desta semana.

"Tem até o lugar para fazer área de escape e é sempre nessa mesma curva. Toda hora morre gente aqui, até quando vai isso? Quantas vidas precisam ser ceifadas aqui? Eu escapei, se bate em mim iria explodir meu tanque, quanta gente iria morrer?"

desabafou Alexandre Araújo.

Procurada, a concessionária Via Araucária, responsável pelo trecho desde 28 de fevereiro deste ano, informou que, de acordo com o contrato de concessão, está prevista a construção de uma área de escape em São Luiz do Purunã, "a ser concluída até o sexto ano de operação". 

Segundo a empresa, "a segurança viária é uma prioridade para a concessionária e, desde 28 de fevereiro, quando iniciaram as atividades operacionais da concessionária, tem realizado investimentos significativos em reparos nas rodovias, como reparos no pavimento, implantação de defensa metálica e melhorias nas sinalizações horizontal e vertical, com foco especial em pontos mais críticos". 

A Via Araucária disse também à Banda B que está empenhada no desenvolvimento do Programa de Redução de Acidentes (PRA), que tem apoio de uma equipe multidisciplinar.

"Este programa inclui o mapeamento detalhado dos pontos críticos, visando promover ações de fiscalização e engenharia preventiva. Todas essas medidas são coordenadas previamente com o órgão fiscalizador, garantindo assim a conformidade regulatória e a eficácia das iniciativas"

concluiu a concessionária.
Foto: Banda B. / Banda B

Acidente trágico

O acidente trágico aconteceu na noite de terça-feira (23). O passageiro de uma caminhonete Hilux morreu na hora após o trânsito parar e um caminhoneiro não conseguir frear a tempo, tombar e as bobinas que ele transportava se soltarem. Uma delas caiu sobre a caminhonete. 

O empresário Aronildo Bueno da Silva, de 53 anos, conhecido como "Pacheco", era o passageiro da Hilux que morreu na hora. Além dele, outras duas pessoas, o motorista e outro passageiro da caminhonete, se feriram. Um deles é filho do empresário e o outro um amigo.

Trecho da BR-277 onde houve trágico acidente com morte deve ganhar área de escape, diz concessionária foi publicado primeiro em Banda B.

Banda B
Compartilhar
Publicidade
Publicidade