Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tragédia! Menina de 1 ano e 8 meses morre após cair de prédio no Paraná

Uma tragédia abalou a cidade de Cascavel no Paraná neste Carnaval, uma menina de 1 ano e 8 meses morreu após cair da janela de um prédio

4 mar 2025 - 16h37
Compartilhar
Exibir comentários
Tragédia! Menina de 1 ano e 8 meses morre após cair de prédio no Paraná
Tragédia! Menina de 1 ano e 8 meses morre após cair de prédio no Paraná
Foto: RPC / Contigo

Maria Cecília Lopes Gardasz, de um ano e oito meses, faleceu na noite desta segunda-feira (3), após sofrer uma queda do segundo andar do prédio onde morava, em Cascavel, no oeste do Paraná. A informação foi confirmada pelo Hospital Universitário (HU), onde a criança estava internada desde o dia 20 de fevereiro. Em um gesto de solidariedade, sua família optou pela doação de órgãos, o que poderá beneficiar até três pessoas.

O acidente ocorreu quando Maria Cecília caiu de uma altura aproximada de oito metros, da janela do apartamento da família. Segundo relatos do Corpo de Bombeiros, a criança foi encontrada inconsciente na calçada, com uma fratura grave no crânio e em parada cardiorrespiratória. As equipes de resgate conseguiram reanimá-la após cerca de 20 minutos de atendimento emergencial, antes de encaminhá-la ao HU em estado crítico.

De acordo com testemunhas, a menina teria subido em uma janela próxima a uma cama, momento em que sua mãe tentou segurá-la pelos pés, sem sucesso. Durante os dias de internação na UTI, Maria Cecília sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e passou por diversos exames, que confirmaram a morte cerebral no último fim de semana.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) explicou que, devido às condições clínicas da criança, foi possível doar os rins e o coração. "A doação acontece quando há confirmação da morte encefálica e o corpo é mantido por aparelhos. Assim, os órgãos permanecem viáveis para transplante", explicou Gelena Castillo, representante da comissão ao g1.

Os rins da criança foram encaminhados para transplante imediato em Curitiba, devendo ser utilizados no prazo de 36 horas. O coração foi enviado ao Banco de Tecido Humano da capital paranaense, onde passará por avaliação antes de ser destinado a um receptor compatível.

A decisão da família de Maria Cecília em doar seus órgãos é vista como um ato de generosidade, trazendo esperança a outras crianças que aguardam por um transplante. "Nosso papel é acompanhar os familiares, oferecendo suporte emocional e esclarecendo todas as etapas do processo, para que a escolha pela doação seja feita de maneira consciente e amorosa", concluiu Castillo.

O caso está sob investigação da Polícia Civil, que ainda não divulgou novas informações sobre as circunstâncias do acidente.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade