PUBLICIDADE

Vantagens e desvantagens do dinheiro virtual

Conheça as principais moedas digitais

5 abr 2021 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Criptomoeda ou cibermoeda. Este é o nome dado para o dinheiro do mundo virtual. Diferentemente do mundo real, esse dinheiro eletrônico não é atrelado a nenhuma entidade governamental ou autoridade central. A bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo. É a mais famosa, a mais negociada e a maior referência no mercado de criptoativos. Existem outras, como a Ripple, A Ethereum e a Lether.

Foto: Divulgação

  O primeiro passo para ter criptomoedas é fazer a sua carteira virtual, local onde elas ficam armazenadas na Web em um ledger ou livro razão conhecido como blockchain. Essa conta bancária virtual é livre de taxas e impostos. Como são várias, dependendo a que escolher, você tem que fazer a carteira no site oficial da moeda. São cadeias de blocos e cada unidade possui uma numeração específica. Todas protegidas por criptografia.

  Para evitar golpes, como a cópia ou duplicação de moedas, existe um poderoso sistema de segurança. Quando há uma troca comercial entre duas carteiras virtuais, ela é publicada no site da blockchain em forma de código, verificado por softwares específicos.

Obter criptomoedas pode envolver uma transação comercial, recebendo a moeda virtual em troca de serviços ou produtos, como uma negociação comum. Outro método é trocar as moedas oficiais - como o real e o dólar - de acordo com a cotação de mercado pelas virtuais. Muita gente enriqueceu até, comprando moedas quando elas estão desvalorizadas e baratas para depois revendê-las quando elas valorizarem em relação às moedas oficiais. 

  Algumas desvantagens: a moeda digital é instável. Hoje vale uma coisa e amanhã outra. E ela tem o risco de falhas na segurança e ser usada para coisas ilícitas, como lavagem de dinheiro. Entre as vantagens está o baixo número de transações e a falta de um governo que controle o funcionamento do dinheiro. Aqui no Brasil as criptomoedas são vistas mais como ações e não como dinheiro em si. No país foram contabilizadas 30 criptomoedas em 2020, sendo que as primeiras conhecidas foram a Dilma Coin e a MartexCoin.

  Mesmo durante a pandemia o mercado em criptomoedas está em crescimento robusto. Ano passado o Bitcoin foi considerado o ativo mais rentável de todos. Neste ano a previsão é de mais ascensão nas moedas digitais. Mas você saberia em qual investir? Nada de entrar de gaiato. É importante ter conhecimento antes de qualquer decisão, pois elas são voláteis e ninguém fiscaliza. Alguns canais ensinam e ainda dão previsões de analistas das moedas com maior potencial no momento. Esteja também atento a quais atendem a certos padrões de privacidade, segurança e eficiência.  

Empresas como a MasterCard anunciou este ano que vai implementar as moedas digitais à sua rede. Interessante não? Se você vai investir no mundo digital ou não, tem sempre um investimento que supera todos: o da proteção de seus dados. Tenha um antivírus para que você e sua família possa navegar com segurança. O Terra Antivírus tem o que você precisa. Fique Seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade