PUBLICIDADE

Os benefícios de uma cidade inteligente

Espaço conectado beneficia o cidadão

31 mai 2021 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Cidades Inteligentes ou Conectadas despertam fascínio e o interesse de todos. Como é de comum acordo a melhoria da qualidade de vida, serviços públicos, mobilidade urbana e sustentabilidade, é normal que seja assim. Mas você sabe o que torna uma cidade realmente inteligente? Antes, o que seria inteligente pra você? Sim, porque ao longo dos tempos novas formas de sabedoria foram sendo descobertas, como a emocional, por exemplo. Mas todas tem o mesmo em comum: a capacidade para resolver problemas.

Foto: Divulgação

Quando o assunto são as cidades inteligentes entendemos que elas colocam dados e tecnologia digital no comando para tomarem decisões que resultem em diferentes soluções que atendam às necessidades de quem vive ou lá circulam. Porém o desenvolvimento tecnológico não é a única preocupação de uma cidade inteligente. Neste caso, a inteligência vai muito além da instalação de interfaces digitais em infraestruturas tradicionais e agilização de operações. Ela também significa utilizar tecnologia e dados com propósitos claros para tomar decisões mais acertadas e melhorar a qualidade de vida de todos.

Um dos fatores que mais ganha peso na corrida da criação destas cidades é o fato do crescimento da população mundial e a necessidade de um planejamento urbano. Estima-se que até a metade deste século 2/3 das pessoas terão migrado para as grandes metrópoles. São prioridades setores como mobilidade urbana, habitação social, energia, coleta de lixo e controle da poluição do ar.

Uma cidade para ser considerada inteligente deve ter: capital humano, coesão social, economia, tecnologia, mobilidade e transporte, meio ambiente e governança. As melhorias que a Tecnologia traz afeta quase que todas as áreas de nossa vida. Ambientes compartilhados de serviços e uma economia colaborativa vão tornar as cidades inteligentes e mais, bem mais sociais. Enfim, um lugar bem melhor pra se viver em sociedade.

Segurança sempre um ponto primordial quando falamos em Tecnologia e sabedoria. Não dá para se conectar sem respeitar os passos de proteção para seus dispositivos, seja em casa ou fora dela. Confira os pacotes do Terra Antivírus e veja qual tem mais o seu perfil e de suas necessidades. Fique seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade