PUBLICIDADE

Fake News cercada de informação real no consumo e compartilhamento

Como combater fake news no seu dia a dia

22 jan 2021 08h00
ver comentários
Publicidade

"Mentiras espalhadas como verdade”. Estamos diante do nosso inimigo número 1: a desinformação. Ou em termos tecnológicos das fake news ou notícias mentirosas divulgadas na web.

Foto: Divulgação

O termo em inglês usado desde o final do século 19 é popular em todo o planeta. Na imprensa internacional ganhou notoriedade durante a eleição, em 2016, de Donald Trump. O principal alvo desta mentira plantada somos nós, que ficamos vulneráveis com uma enxurrada de informações vindas das redes sociais ou sites e páginas duvidosos. Estas plataformas vivem de notícias sensacionalistas e, infelizmente o escândalo causa impacto e arrasta multidões...Também existem grupos da deep web criados somente para espalhar boatos; portanto permanecem ocultos. Para disseminar informações falsas é criada uma página na internet. Um robô feito pelos programadores é o responsável por jogar o link nas redes. E olhem só, quanto mais o tema é citado, mais o robô ataca. São cerca de dois segundos para cada novo disparo de conteúdo falso. Precisa ser mesmo robô. Isso é humanamente impossível. Golpes de phishing com promessas maliciosas também são comuns, na tentativa de conectar consumidores preocupados com fraudes que envolvam o financeiro. Assim nasce uma rede de mentiras com pessoas reais.

  Empresas especializadas acabam por revelar algumas fraudes, mas nem sempre antes destas mentiras deixarem marcas. O conteúdo falso induz as pessoas ao erro, principalmente se ele vier cercado de fatos verdadeiros. A fake news provoca desastres irreversíveis. A chance de uma notícia falsa ser repassada pode ser maior do que uma notícia verdadeira. A gente consome e compartilha muito mais vezes. E o mais grave...A mente registra o que lemos como uma experiência vivida, você sabia?

   Para combater este mal a tarefa começa com cada um de nós. Compartilhe apenas o que você tem certeza. Não esqueça que o robô precisa da sua clicada para espalhar o rumor. O robô contagia, mas quem passa a doença adiante é o ser humano.

Ataques cibernéticos não perdem o fôlego! Conheça o Terra Antivírus e tenha mais um aliado. Fique seguro e bem informado.

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Publicidade
Publicidade