PUBLICIDADE

Países da UE acertam posição comum sobre novas regras para gigantes da tecnologia dos EUA

25 nov 2021 - 09h51
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Estados-Membros da União Europeia concordaram na quinta-feira sobre uma posição comum envolvendo novas regras criadas para limitar o poder das grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos.

Comissão Europeia, em Bruxelas, Bélgica
21/08/2020
REUTERS/Yves Herman
Comissão Europeia, em Bruxelas, Bélgica 21/08/2020 REUTERS/Yves Herman
Foto: Reuters

No entanto, os membros do bloco terão que acertar os detalhes finais com os parlamentares da União Europeia, que propuseram regras mais rígidas e multas maiores.

Frustrada com o ritmo lento das investigações antitruste, a chefe da área de defesa da concorrência da União Europeia, Margrethe Vestager, propôs dois conjuntos de regras conhecidos como Digital Markets Act e Digital Services Act, visando Amazon, Apple, Google e Facebook.

O DMA tem uma lista de regras de conduta para os chamados "gatekeepers online" - empresas que controlam os dados e o acesso às suas plataformas - reforçada por multas de até 10% do faturamento global.

O Digital Services Act (DSA) pressiona os gigantes da tecnologia a melhorar o combate a conteúdo ilegal em suas plataformas, com multas de até 6% do faturamento global.

A previsão é que as negociações comecem no próximo ano, com a previsão das regras serem adotadas em 2023.

"O DMA proposto mostra nossa disposição e ambição de regulamentar as grandes empresas de tecnologia e, com sorte, estabelecerá uma tendência mundial", disse Zdravko Počivalšek, ministro esloveno de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, em um comunicado.

As mudanças acordadas pelos países do bloco incluem uma nova obrigação para as empresas de tecnologia que aumenta o direito dos usuários finais de cancelar a assinatura de serviços da plataforma principal, encurta os prazos e melhora os critérios para designar reguladores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade