Oficina dá dicas para candidatos a blogueiros profissionais
- Ana Brambilla
- Direto de São Paulo
Foi no instante em que Thiago Mobilon, fundador da Tecnoblog, falava sobre a importância das redes sociais serem usadas para interação que a Arena da Campus Party ficou novamente às escuras. O apagão assustou quem assistia à oficina "Como profissionalizar o seu blog", no palco de Mídias Sociais do evento.
Antes do episódio, Thiago alertou para o extenso trabalho necessário àqueles que querem viver com o próprio blog. Para ele, inclusive, a definição de blogueiro profissional não se basta pelo fato de ganhar dinheiro com o blog. "Isso não é suficiente", enfatiza. "Você vai precisar investir dinheiro; na web o custo não é zero", destaca Thiago, apesar da atividade não demandar uma infraestrutura física complexa.
Entre as dicas passadas aos pretendentes à "carreira" de problogger, Thiago falou da importância em ser rígido com o conteúdo. Para isso, é preciso que as informações sejam apuradas, que seja mantida uma frequência de atualizações e que as pautas sejam próprias. "Aqui no Brasil a gente não costuma criar muita pauta, só replica notícia e dá opinião", critica.
Outro ponto importante é linkar para outros blogs. "Tem gente que não linka outros blogs com medo que as pessoas vão visitar sua concorrência. Não é assim que funciona", destaca. "O brasileiro é muito individualista, muito egocêntrico."
Como se destacar em uma blogosfera fartamente povoada? Thiago acredita que ter conteúdo 100% original ou um padrão de qualidade muito melhor do que os principais concorrentes já existentes no mercado sejam diferenciais possíveis.
No entanto, para ele, conteúdo não é tudo: "Não adianta você ter um bom conteúdo se você não tiver um bom design", complementa. Outro item da equação para um blog profissional é saber conquistar a audiência. Ao afirmar que redes sociais são para interação, Thiago diz que o candidato a problogger precisa interagir, usar a linguagem da ferramenta, responder aos comentários inteligentes e dar seguimento para esta atividade em outras plataformas, como o Twitter.