PUBLICIDADE

Lava Jato: MPF confirma que procuradores foram alvo de hackers

O ataque capturou diversas conversas entre o procurador Deltan Dallagnol e o ex-juiz e atual Ministr...

10 jun 2019 - 10h44
Compartilhar
Exibir comentários

No último domingo (9), a força-tarefa da Operação Lava Jato divulgou uma nota de esclarecimento confirmando que as mensagens entre o juíz Sérgio Moro e o procurador Daltan Dallagnol, divulgadas pelo The Intercept Brasil, foram obtidas por meio de um ataque hacker.

Foto: TecMundo

O Ministério Público Federal (MPF) disse não saber a extensão do ataque nem a quantidade de arquivos vazadas. Na extensa nota, a força-tarefa condena a invasão como um ataque criminoso que põe em risco estratégias de investigações e relações profissionais e pessoais de procuradores.

A nota ainda ressalta que foram hackeados celulares e aplicativos de procuradores, sendo captadas informações sobre as ações do MPF e sobre a vida privada dos profissionais. A força-tarefa se diz tranquila quanto às mensagens expostas, reforçando que manteve "respeito à legalidade, de forma técnica e imparcial" durante os cinco anos de Operação Lava Jato.

Confira a nota na íntegra.

Entenda o vazamento

No domingo (09), o site The Intercept Brasil divulgou partes de uma conversa entre Sérgio Moro e Daltan Dallagnol que sugerem que o juíz teria sido imparcial em suas decisões envolvendo a condenação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ao manter contato próximo com o procurador e chegar a supostamente instruir as ações do MPF.

As alegadas mensagens foram trocadas por meio de aplicativos de conversas como o Telegram e enviadas ao site por uma fonte anônima.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade