PUBLICIDADE

Empresas alemãs perdem milhões de euros em "fraude do CEO"

10 jul 2017 - 13h03
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Empresas alemãs perderam milhões de euros para o crime organizado em um golpe apelidado de "fraude do CEO" que usa falsos memorandos de altos executivos para convencer funcionários de contabilidade à transferir fundos, disse nesta segunda-feira a agência federal de segurança cibernética da Alemanha (BSI).

A "Fraude do CEO" pressiona funcionários de contabilidade e auditoria  a transferir dinheiro para realizar falsos pagamentos.
A "Fraude do CEO" pressiona funcionários de contabilidade e auditoria a transferir dinheiro para realizar falsos pagamentos.
Foto: iStock

A agência BSI disse que as autoridades que investigam a nova fraude receberam uma lista de 5 mil alvos potenciais, e notificaram as empresas envolvidas.

Organizações criminosas estão usando informações que conseguem em redes sociais, sites corporativos, sites de empregos e até ligações para as companhias para falsificar as informações de contato de altos executivos.

A BSI disse que a Polícia Federal Criminal alemã estimou que o golpe já custou milhões de euros a empresas nos últimos meses.

A fraude visa funcionários dos departamentos de contabilidade e auditoria de uma companhia que foi autorizada a transferir dinheiro, muitas vezes usando pressão de tempo e avisos sobre um suposto "projeto secreto" para manipulá-los à realizar os falsos pagamentos.

Veja também

Marcas da Volkswagen acusadas de fraude ecológica:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade