PUBLICIDADE

IBM cria tecnologia que identifica suspeitos pela cor da pele

A tecnologia que parece saída do game Watch Dogs já é uma realidade nas ruas de Nova York: mas isso está causando polêmica. Entenda.

9 set 2018 - 11h40
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde 2010, a polícia de Nova York, Estados Unidos, usa uma tecnologia da IBM que faz reconhecimento de objetos em CCTV (vídeo de circuito interno espalhados pela cidade) para monitorar a segurança da Big Apple. Obviamente, essa tecnologia também é usada pelos investigadores para tentar solucionar casos. Só que agora o monitoramente deu um passe polêmico.

Foto: NYPD / Reprodução

A IBM refinou sua tecnologia de reconhecimento facial em CCTV e agora consegue identificar pessoas pelo tipo físico e até pela cor da pele. Na verdade, o desenvolvimento do reconhecimento via cor de pele de possíveis suspeitos foi um pedido da própria polícia nova-iorquina, que já utiliza o recurso de maneira ainda experimental desde 2017.

Organizações de direitos civis nos EUA alertam que essa tecnologia ― que lembra demais o game Watch Dogs, da Ubisoft ― pode ser “perigosa”, apesar de ela agora também ser usada pela Universidade da Califórnia.

 
Digital
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade