PUBLICIDADE

Hotel paulista é o primeiro a ter robô-mulher para hóspedes

A robô Rebeca dá até dicas de restaurantes e passeios pelos arredores do hotel. E é muito educada também!

12 nov 2018 08h48
ver comentários
Publicidade

Você chega ao hotel onde se hospedará, se aproxima da Rebeca, pede informações sobre os serviços, pergunta como é o wi-fi do estabelecimento e pede dicas de passeios e restaurantes dos arredores. A concierge do hotel atende você gentilmente, afinal, robô bom é robô educado e bem informado. Sim, robô.

Foto: Ramada Encore Berrini / Divulgação

Rebeca Berrini é uma robô que será concierge do hotel Ramada Encore Berrini, da Vila Cordeiro, na zona sul da capital paulista. O estabelecimento entra para a história da hospedagem brasileira como primeiro hotel do País a ter um robô de serviço para atendimento a hóspedes.

Dotado de inteligência artificial, o autômato foi programado pela startup paulistana XRobô, especializada em ensinar robôs a pensar, falar e continuar aprendendo ao longo da vida com o uso do português em aplicações específicas. O modelo usado é um Sanbot Elf de 1 metro de altura com rosto, silhueta e braços femininos, apta a andar com a mesma velocidade de uma pessoa em caminhada lenta.

“Rebeca Berrini será uma novidade para os clientes e, certamente, fortalecerá a imagem de nossa marca, enfatizando a inovação da Vert Hotéis”, diz Fernanda Schaper, gerente geral do Ramada Encore Berrini.

Fernanda Schaper: "Essa é uma novidade!"
Fernanda Schaper: "Essa é uma novidade!"
Foto: Ramada Encore Berrini / Divulgação

E a robô não será apenas ferramenta de marketing: a função de Rebeca será de fato otimizar processos de atendimento, dando aos funcionários humanos do hotel tempo e foco para se dedicar a tarefas mais nobres para a boa experiência do hóspede no local.

Programada para circular com autonomia pelo lobby do hotel, Rebeca tem sensores de toque, presença e movimento que permitem a ela desviar de obstáculos. Além de ser capaz de interpretar voz e fala, a robô realiza outras formas de interlocução, utilizando sua tela para pesquisar como as pessoas se sentem durante a estadia.

 

Digital
Publicidade
Publicidade