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Compras de fim de ano serão feitas no smartphone, diz pesquisa

As plataformas mobile vão dominar as compras do fim de ano, aponta pesquisa Salesforce. Instagram dispara na preferência.

15 set 2018 11h50
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As compras de fim de ano estão na ponta dos dedos. Literalmente. Pela primeira vez no período, as compras realizadas por smartphones (46%) devem ultrapassar as feitas por computadores (44%) e tablets (9%). É o que aponta pesquisa da Salesforce sobre o comportamento dos consumidores no período entre a Black Friday e o Réveillon.

A receita proveniente das compras de fim de ano deve crescer 13% em relação a 2017, sendo que 35% desse faturamento deve ser gerado por recomendações via inteligência artificial (IA) – um aumento de 25% em relação à mesma época do ano passado.

Para chegar aos resultados, a Salesforce combinou 6 mil entrevistas em seis países (relatório Shopper-First Retailing) com os insights gerados pelas atividades de 500 milhões de consumidores em 53 países, além de bilhões de transações realizadas via Commerce Cloud.

As plataformas móveis serão responsáveis pelo número recorde de 68% do tráfego de comércio eletrônico neste período, crescimento de 19% ano a ano. E o tráfego em plataformas móveis vai atingir seu pico na véspera do Natal, com 72% dos acessos e 54% dos pedidos feitos pelo smartphone.

Foto: Visualhunt.com / Reprodução

Quem apostar em descontos sairá na frente. A entrega grátis é a grande tendência da temporada: 72% de todos os pedidos vão ser entregues sem custo, número pouco maior do que o observado em 2017.

"As tecnologias móveis são, sem dúvida, a principal força inovadora no varejo desde o surgimento do comércio eletrônico", diz Rick Kenney, líder de Insights de Consumidores da Salesforce. "Este é o ano do smartphone: a maioria dos pedidos e acessos será feito dessa plataforma. Nesta temporada, o número de acessos via telefone vai ser maior do que o total de acessos a lojas virtuais, de todas as plataformas juntas, ao longo de toda a temporada de festas de fim de ano de 2015. Até mesmo aqueles que preferem as lojas físicas usam tecnologias móveis: 83% dos consumidores entre 18 e 44 anos usam seus telefones enquanto estão nas lojas."

A tendência de queda da influência do Facebook continua neste ano: o Instagram vai gerar 51% mais tráfego para sites de comércio do que em 2017, enquanto o Facebook vai sofrer uma redução de 7%. O tráfego via mídias sociais vai ultrapassar 5% durante as festas de fim de ano, um aumento de 17% em relação aos números do ano passado.

"Quase dois terços dos consumidores acreditam que as lojas não os conhecem de verdade. Incorporando IA às experiências de compra, as lojas conseguem entender melhor o que as pessoas precisam, personalizam as recomendações e aumentam a receita", diz Kenney.

E você, como fará suas compras de fim de ano?

 

 

 

 

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