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As 7 dicas de ouro para fazer o post perfeito no Instagram

Expert em audiência na internet ensina como construir conteúdo de sucesso na plataforma e como engajar as pessoas nessa rede social.

19 set 2018
13h53
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Recente relatório da We Are Social e da Hootsuite, intitulado 2018 Global Digital, revelou que o Brasil está entre os três países do mundo no qual a população passa, em média, mais de 9 horas do dia navegando na internet. E as redes sociais superam 3 horas e meia desse tempo. No Instagram, somos 57 milhões de usuários, que representa 27% da nossa população. Era de olhar melhor como seu conteúdo chega à web.

O que já não é mais só uma tendência passageira ― mas um comportamento habitual dos brasileiros ― é se preocupar com as redes sociais. Não apenas os grandes influenciadores, empresas ou marcas, mas quase todo mundo que quer, no fundo, estampar uma foto bonita em um post incrível. O que acha de falar sobre isso e sobre como fazer um post perfeito?

Samuel Pereira: especialista dá as dicas para o Instagram
Samuel Pereira: especialista dá as dicas para o Instagram
Foto: Sigma Six / Reprodução

Pensar em conteúdo/imagem todas as vezes que vai publicar no Instagram e, não somente isso, mas também pensar em como preparar um conteúdo de sucesso e uma forma engajar a audiência para garantir curtidas e comentários pode ser um desafio. Mas, já parou para pensar se existisse uma fórmula, sem erros, de como construir uma postagem perfeita no Instagram? Pois ela existe, e quem desenhou foi o expert em audiência e tráfego na internet, Samuel Pereira.

Autor do livro Atenção: o Maior Ativo do Mundo e criador do Segredos da Audiência, maior evento de tráfego e audiência da América Latina, o especialista lembra que não tem mágica na fórmula quando o assunto é construir um post que gere engajamento. “Um post bem feito não apenas deixa sua audiência mais conectada com você ou com sua marca, mas também faz com que os mecanismos do Instagram mostrem suas publicações para mais pessoas”, alerta ele.

Foto: Sigma Six / Reprodução

Samuel reuniu sete pilares para quem deseja construir um conteúdo de sucesso atrair a atenção do público. Anote as dicas:

1. IMAGEM ATRAENTE
Samuel explica que estamos programados para processar imagens 60 mil vezes mais depressa e de modo mais eficaz do que palavras. “Por isso, a gente precisa se destacar das demais fotos que a audiência tem disponível no feed”, alerta ele.

2. IMAGENS DE ALTA QUALIDADE
Fotos embaçadas, pixeladas e mal editadas serão, provavelmente, ignoradas e farão seu perfil parecer de um amador. “Faça imagens com o dobro do tamanho recomendado para garantir nitidez. Ao invés do recomendado (640 x 640 pixels) aposte em imagens com 1280 x 1280 px”, sugere o expert.

3. CORES FORTES E VIVAS
Usar cores diferentes do padrão normalmente usados pela maioria tem uma tendência de chamar mais a atenção no meio do feed. “Uma boa estratégia em posts de frases, por exemplo, é usar fotos mais escuras no fundo e deixar o texto bem destacado, criando um contraste”, opina.

4. CALL TO ACTION: CHAMADA PARA AÇÃO!
Fazer um convite para a interação do seguidor é uma outra estratégia. “Deixe claro na sua chamada a ação que você espera, como: Quem também acredita, comenta EU”, ensina. A mesma dica vale para curtidas e indicações de seguidores, entre outros.

5. USO DE HASHTAGS
Apostar em hashtags relevantes e mais populares também entra na fórmula do Samuel Pereira. “Na hora de publicar, observe quantas vezes aquela hashtag foi utilizada e use a mais utilizada também. Posts com elas recebem maior interação”.

6. VALORIZE A AUDIÊNCIA
Responder aos comentários e as perguntas que fizerem nas postagens também é importante. “As pessoas gostam de se sentir valorizadas. Respostas simples como ‘obrigado’ já têm grande efeito”.

7. OBJETIVIDADE
Perguntas diretas, segundo Samuel, têm mais respostas também. “Sempre sugiro ser mais objetivo e colocar a resposta na própria questão, algo como: vocês preferem azul ou verde. Assim a audiência sente a necessidade de te responder e acabam interagindo”.

(*) Kelly Moraes é especialista em mídia da Sigma Six

 

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