PUBLICIDADE

Novo registro no melhor estilo "pálido ponto azul" é feito pela NASA

16 mai 2018 - 09h51
Compartilhar
Exibir comentários

Em 1990, a sonda Voyager 1, quando estava a seis bilhões de quilômetros da Terra, teve suas câmeras programadas a pedido de Carl Sagan para fazer um retrato longínquo da Terra. Essa foto histórica ficou conhecida como "pálido ponto azul" (ou "pale blue dot", no original em inglês), mostrando nosso planeta com um tamanho menor do que um pixel azulado em meio à escuridão. Agora, uma nova versão dessa imagem icônica acaba de ser registrada e divulgada pela NASA.

No início de maio, a agência espacial dos EUA lançou a missão InSight com destino a Marte. A sonda, que estudará os "terremotos" marcianos, foi acompanhada por dois satélites CubeSats com a função de auxiliar a comunicação do aparelho principal com os cientistas terráqueos. E um deles, o Mars Cube One (que foi carinhosamente apelidado de Wall-E), tirou a nova foto distante da Terra a mais de 800 mil quilômetros de nosso planeta.

A releitura de "pálido ponto azul", com explicações em inglês (Foto: NASA)
A releitura de "pálido ponto azul", com explicações em inglês (Foto: NASA)
Foto: Canaltech

Na imagem, vemos a Terra como um ponto azul e brilhante e, logo ao lado, um outro pontinho enfraquecido que, na verdade, é a nossa Lua. A ideia de tirar tal foto não foi meramente a título de curiosidade, mas, em princípio, a fim de testar a antena do CubeSat. Porém, além de comprovar que tudo está funcionando direitinho, ainda fomos presenteados com mais este registro histórico.

"Considere [a foto] como uma homenagem à Voyager", declarou Andy Klesh, engenheiro-chefe da missão. "Os CubeSats nunca estiveram tão longe no espaço, então isso é um grande marco histórico", completa.

A clássica foto "pálido ponto azul" da Voyager, indicando onde está a Terra (Foto: NASA)
A clássica foto "pálido ponto azul" da Voyager, indicando onde está a Terra (Foto: NASA)
Foto: Canaltech
Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade