PUBLICIDADE

Amazon lança assistente de voz Alexa e caixas de som conectadas no Brasil

Gigante varejista mantém ciclo de grande anúncios e revela a chegada em português da assistente digital, além da família de dispositivos Echo, que poderão servir como base para a casa conectada

3 out 2019 - 00h11
Compartilhar
Exibir comentários

"Alexa, você sabe falar português?" A partir desta quinta-feira, 3, a assistente de voz da gigante varejista Amazon poderá responder sim à essa pergunta. Após meses de espera, o sistema de inteligência artificial da empresa está disponível no Brasil, em mais um passo importante da companhia de Jeff Bezos para fincar os pés por aqui, depois da abertura de um centro de distribuição no primeiro semestre e a chegada do serviço de benefícios Prime no mês passado. Além da assistente, também chega em breve ao País a família de caixas de som conectadas da americana, a Echo, com preços que variam entre R$ 349 e R$ 700.

A chegada da Alexa ao mercado brasileiro acirra a competição dos assistentes de voz no País. Empresas como Google e Apple já tem os seus Assistant e Siri disponíveis e falando em português há algum tempo. Mais do que apenas uma questão de curiosidade, os sistemas são importantes para que o brasileiro possa experimentar a casa conectada - afinal, além de responder a perguntas e facilitar a vida do usuário com aplicativos, os assistentes de voz e as caixas de som conectadas servem para integrar diversos aparelhos, como eletrodomésticos e lâmpadas inteligentes.

Nos EUA, onde as caixas de som conectadas da Amazon são líderes de seu segmento, a Alexa ajuda a empresa a fazer o que lhe tornou gigante: vender produtos. Ao todo, mais de 100 milhões de dispositivos que têm a assistente embarcada já foram vendidos no mundo. Por aqui, no entanto, a Amazon vê o potencial "comerciante" da Alexa com cautela. "Por enquanto, não temos expectativas de vendas, queremos saber o que o brasileiro vai achar dessa ideia", diz Ricardo Garrido, gerente geral para Alexa no Brasil, ao Estado.

Só poderá fazer compras com voz quem for assinante do Prime, sistema de vantagens da empresa que custa R$ 9,90 ao mês. Além disso, por meio de apps de terceiros, a assistente também executará ações com empresas locais: será possível pedir comida pelo iFood, chamar carros do Uber e realizar transações com Bradesco e Itaú.

"Isoladamente, a chegada de caixas de som inteligente é preciso ser vista com cautela, pois nem sabemos se existe demanda para isso no Brasil", diz Renato Franzin, professor da USP. "Porém, dentro do contexto do objetivo da Amazon de se tornar uma grande plataforma no País, faz sentido. A Alexa e as caixas de som automaticamente trazem a necessidade de uso de outros serviços da própria Amazon", afirma.

Dispositivos começam a ser vendidos na semana que vem

Por enquanto, serão três dispositivos no País: uma caixinha pequena, o Dot, e uma caixa de som com tela, o Echo Show 5, que estão em pré-venda e começarão a ser vendidos no próximo dia 8. Já o carro-chefe da família, o Echo, será vendido a partir de novembro, já com a versão mais recente do dispositivo, apresentada globalmente pela Amazon na semana passada. Quem comprar o Echo terá desconto na assinatura do Amazon Music Unlimited, serviço de streaming de música dedicado da companhia, que chegou ao País também em setembro: de R$ 16,90 para R$ 6,90.

Além disso, também chegarão ao Brasil eletrônicos de outros fabricantes compatíveis com a assistente. Entre eles estão TVs, caixas de som, fones de ouvido, lâmpadas, fechaduras e até robô aspirador, de marcas como LG, Bose, Positivo e Yale.

Para brasileiros que compraram dispositivos compatíveis com Alexa fora do Brasil e usavam a assistente em outros idiomas, a Amazon não garante que esses aparelhos funcionarão em português. À reportagem, sem dar detalhes, a companhia disse que eles podem não funcionar dependendo da sua geração. Para produtos de terceiros, a Amazon sugere acionar o fabricante para saber sobre compatibilidade.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade