Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

STF, Rússia e morte de ator famoso: veja o que aconteceu durante o carnaval

Terra preparou um resumo dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo nos últimos dias

18 fev 2026 - 14h35
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Notícias de destaque durante o carnaval
Notícias de destaque durante o carnaval
Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO Sefa Karacan/Anadolu Agency/Getty Images Michael Montfort/Michael Ochs Archives/Getty Images

De investigação relacionada ao Supremo Tribunal Federal (STF) à morte de ator hollywoodiano famoso, o noticiário brasileiro e mundial se manteve aquecido durante os festejos dos últimos dias. Como todo carnaval tem seu fim, o Terra elencou nesta quarta-feira, 18, os principais destaques do Brasil e do Mundo.

STF

O Supremo Tribunal Federal determinou uma operação para apurar violações de sigilo fiscal de parentes de magistrados da Corte. No alvo, estavam servidores da Receita Federal, que informou que uma auditoria sobre o vazamento de dados fiscais envolve dezenas de sistemas e contribuintes.

A Suprema Corte afirmou que "foram constatados diversos e múltiplos acessos ilícitos ao sistema da Secretaria da Receita Federal do Brasil, seguindo-se de posterior vazamento das informações sigilosas".

Marido de aluna que morreu teve alta 

Vinicius de Oliveira recebeu alta do hospital após 8 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O jovem havia sido internado em estado grave depois que ele e a esposa, a professora Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, foram intoxicados enquanto nadavam em uma piscina da academia C4 Gym, no dia 7 de fevereiro. Juliana acabou falecendo no mesmo dia em que foi intoxicada. 

Ouro para o Brasil na Olimpíada de Inverno

O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen, de 25 anos, entrou para história no esporte sul-americano após ‌conquistar a medalha de ouro no slalom gigante olímpico na Olimpíada de Inverno, em meio a uma forte nevasca. Nenhum atleta do continente havia conquistado uma medalha em qualquer modalidade nos Jogos de Inverno.

Alexei Nalvani teria sido envenenado, diz Reino Unido

Países europeus afirmam que Alexei Navalni, opositor da Rússia que morreu em fevereiro de 2024, foi envenenado por Moscou com uma toxina rara. A informação foi divulgada pelo Reino Unido que comanda uma investigação sobre o caso. Alexei era crítico do presidente russo, Vladimir Putin, e morreu sob circunstâncias misteriosas em uma prisão no Ártico, enquanto cumpria uma pena de 19 anos de prisão.

"Sabemos que o Estado russo usou essa toxina letal para atingir Navalni por medo de sua oposição", afirmou o Ministério das Relações Exteriores britânico em um comunicado conjunto com Suécia, França, Países Baixos e Alemanha, à margem da Conferência de Segurança de Munique.

Morte em Hollywood

O renomado ator Robert Duvall faleceu aos 95 anos no domingo, 15. A informação foi confirmada por sua esposa, a atriz Luciana Pedraza, que não divulgou a causa da morte. Premiado com o Oscar por “A Força do Carinho” (1983), o artista norte-americano ficou marcado por seus papéis nos dois primeiros filmes de “O Poderoso Chefão”, além de atuar em vários outros grandes clássicos do cinema. Ao longo da carreira, ele acumulou sete indicações ao prêmio da Academia de Hollywood.

Barack Obama e os ET's

Depois de afirmar que acreditava na existência de seres extraterrestres, o ex-presidente Barack Obama voltou atrás e disse que não viu evidências de que alienígenas "tenham feito contato conosco". 

Durante uma rodada rápida de perguntas com o apresentador do podcast, Brian Tyler Cohen, Obama foi questionado: "Alienígenas são reais?". "Eles são reais. Mas eu não os vi. E, eles não estão sendo mantidos na Área 51", respondeu. 

No domingo, o ex-presidente divulgou uma nota no Instagram após sua declaração ter viralizado. "Estatisticamente, o universo é tão vasto que as chances são boas de haver vida lá fora. Mas as distâncias entre os sistemas solares são tão grandes que as chances de termos sido visitados por alienígenas são baixas, e eu não vi nenhuma evidência durante minha presidência de que extraterrestres tenham feito contato conosco", disse.

Destituição no Peru

O Congresso do Peru destituiu na terça-feira, 17, o presidente interino direitista José Jerí, a dois meses das eleições gerais do país, sob o argumento de "falta de idoneidade para exercer o cargo". O político durou quatro meses no cargo. Ele perdeu apoio no Legislativo após investigação por suspeita de tráfico de influência. Esta será a oitava troca presidencial no Peru em dez anos.

Com 75 votos a favor, 24 contra e 3 abstenções, o Legislativo peruano aprovou a destituição de Jerí do comando do Parlamento, o que fez com que ele perdesse também automaticamente sua condição de chefe de Estado, cargo que acumulava desde outubro de 2025.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade