Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

São Paulo é a única cidade da América do Sul em programa internacional de cultura

A terceira edição World Cities Culture Forum deve contar com a participação de líderes de 19 cidades vindas da Ásia, Europa, América do Sul e América do Norte

11 out 2025 - 14h06
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de São Paulo foi selecionada como a única representante da América do Sul para o World Cities Culture Forum de 2025. O programa é uma iniciativa que reúne lideranças internacionais para ampliar e consolidar o papel da cultura nas políticas urbanas, com base nas experiências de diversos locais do planeta.

Representantes de Varsóvia visitam Lagos, na Nigéria, como parte do programa de intercâmbio World Cities Culture Forum de 2022
Representantes de Varsóvia visitam Lagos, na Nigéria, como parte do programa de intercâmbio World Cities Culture Forum de 2022
Foto: Divulgação/ Prefeitura de SP / Perfil Brasil

A terceira edição do programa deve contar com a participação de líderes de 19 cidades vindas da Ásia, Europa, América do Sul e América do Norte. O objetivo principal é que estes líderes compartilhem ações culturais que geraram resultados importantes para a sociedade. A partir dessa troca de experiências, o programa busca inspirar outras metrópoles a posicionar a cultura no centro do planejamento econômico, tanto em atividades diurnas quanto noturnas. A meta é, por meio disso, aprimorar a segurança e a circulação nas regiões centrais das cidades.

O programa inclui visitas a diferentes locais para mapear as mudanças em curso nas cidades e identificar as adaptações e as melhorias adotadas nas políticas públicas. Depois das visitas, são fornecidos aos participantes pesquisas, análises e ideias práticas para que eles possam implementar novas ações em seus municípios.

Entre as 19 cidades selecionadas para este intercâmbio de estudos e visitas, além de São Paulo (Brasil), estão: Amsterdã (Holanda), Barcelona (Espanha), Boston (Estados Unidos), Colônia (Alemanha), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Cantão (China), Jacarta (Indonésia), Kiev (Ucrânia), Londres (Inglaterra), Los Angeles (cidade e condado, Estados Unidos), Milão (Itália), Montreal (Canadá), Nova Iorque (Estados Unidos), São Francisco (Estados Unidos), Estocolmo (Suécia), Toronto (Canadá), Vancouver (Canadá) e Varsóvia (Polônia).

Justine Simons OBE, que é fundadora do World Cities Culture Forum e vice-prefeita de Londres para Cultura e Indústrias Criativas, afirmou que o Programa de Liderança demonstra o que é possível alcançar quando os líderes de cidades se unem. Ela adicionou que, ao compartilhar as melhores ideias e aprender com as experiências práticas de outras cidades, o programa acelera as mudanças e explora o poder da cultura para transformar o futuro dos municípios.

Desde 2018, o programa de liderança já colaborou para que mais de 185 líderes de 22 cidades do mundo realizassem mudanças significativas. Um exemplo de programa influenciado por estes intercâmbios anteriores é o Creative Land Trust, que oferece espaços a custos acessíveis para artistas em diversas partes do mundo.

Laia Gasch, diretora do World Cities Culture Forum, comentou que o fórum está na vanguarda das transformações globais, abrangendo desde o crescimento populacional e migração até a crise climática e a desigualdade. Segundo ela, enfrentar estes desafios exige que todas as cidades trabalhem em conjunto e aprendam umas com as outras. A diretora finalizou dizendo que o programa de liderança promove a colaboração entre os municípios e acelera a mudança.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade