Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

São Gabriel e mais 10 cidades do RS receberão unidades móveis para atendimento odontológico

Frota do Ministério da Saúde vai reforçar cuidados bucais em regiões vulneráveis do estado com investimento de R$ 4,1 milhões

23 ago 2025 - 11h48
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Saúde anunciou que São Gabriel e outras 10 cidades gaúchas serão contempladas com Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), veículos adaptados para oferecer atendimento odontológico em áreas de difícil acesso. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha, durante cerimônia realizada em Sorocaba (SP) na quarta-feira (21).

Foto: João Risi/MS / Porto Alegre 24 horas

O investimento previsto é de R$ 4,1 milhões para a compra de 11 veículos no Rio Grande do Sul, financiados pelo Novo PAC Saúde. Na Região Sul, serão entregues 21 unidades, distribuídas entre os três estados. Até 2026, a frota nacional deve chegar a 800 veículos, com a meta de ampliar o alcance do atendimento em saúde bucal em todo o país.

As UOMs foram projetadas para atender populações com pouco ou nenhum acesso a serviços odontológicos, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e comunidades rurais ou assentadas. Além de consultas e cuidados básicos, será possível realizar tratamentos especializados, como endodontia e colocação de próteses. Quando necessário, os pacientes poderão ser encaminhados para Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) ou outras unidades de referência do SUS.

No Rio Grande do Sul, além de São Gabriel, os municípios contemplados são: Bagé, Butiá, Canguçu, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Itaqui, Quaraí, Redentora, Santana do Livramento e São Borja. Os critérios de escolha levaram em conta vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e distribuição regional, buscando ampliar o acesso ao cuidado em áreas que mais necessitam.

Cada unidade móvel é equipada com consultório completo, incluindo cadeira odontológica, raio-x, ar-condicionado, gerador de energia, frigobar, exaustor, fotopolimerizador e instrumentos odontológicos essenciais. A previsão do Ministério é que a frota seja renovada a cada cinco anos para manter a eficiência dos serviços.

As unidades serão operadas pelas Equipes de Saúde Bucal (eSB), compostas por dentistas e auxiliares, que já somam mais de 34 mil equipes credenciadas no país em 2024, contra 29 mil em 2022. Em alguns casos, uma mesma UOM poderá atender diferentes equipes, garantindo que mais localidades tenham acesso ao serviço.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade