Salão do Automóvel 2025: confira os principais lançamentos
Após um hiato de sete anos, o Salão do Automóvel retornou para dez dias de evento cheio de novidades de algumas das maiores marcas do mercado automotivo brasileiro. O evento acontece no Anhembi, na zona norte de São Paulo, entre os dias 21 e 30 de novembro.
Os dois primeiros dias do Salão foram reservados à imprensa, que pôde acompanhar os principais lançamentos das marcas participantes da exposição. Entre elas, estavam presentes nomes como Lecar, Jeep, Fiat, BYD, Leapmotor e mais.
Quais são os principais lançamentos do Salão do Automóvel até agora?
Em seus primeiros dias de evento, o Salão do Automóvel já acumulou uma grande quantidade de anúncios e lançamentos, que devem animar o consumidor brasileiro. De carros à combustão até híbridos e modelos completamente elétricos, as novidades devem agradar todas as partes do público.
Como já noticiado pela Perfil Brasil nos últimos dias, o Grupo Stellantis chamou a atenção com o anúncio de 16 novos carros, distribuídos entre suas principais marcas no Brasil, até o fim de 2026. Além disso, a Lecar, montadora brasileira, e a Denza, submarca de luxo da BYD, também marcaram presença com novidades para o futuro no mercado brasileiro.
Apesar disso, a maior novidade da BYD passou os três primeiros dias do Salão do Automóvel escondida e não foi revelada até a noite de segunda-feira (24), em uma ação apenas para a imprensa.
BYD Atto 8
Com apresentação a um público restrito, o BYD Atto 8 é um dos principais anúncios da marca em São Paulo. A decisão inicial foi dar destaque à Denza nos primeiros dias do evento, mas a identidade do BYD Tang L para o mercado brasileiro logo brilhou. É esperado que o modelo seja o maior híbrido plug-in da fabricante chinesa no Brasil.
A grande inovação do BYD Atto 8 2026 é a sua plataforma. Segundo a fabricante, o modelo SUV utiliza a nova arquitetura Super e-Platform de 1.000V, que permite recargas ultrarrápidas em corrente contínua de até 351 kW. Apesar disso, o veículo já foi flagrado em testes de emissões no Brasil.
Em relação à versão híbrida plug-in (PHEV), o utilitário combina um motor 1.5 turbo de 156 cv com o motor elétrico dianteiro, rendendo 272 cv. No entanto, existe uma variante com tração integral, que adiciona um segundo motor elétrico no eixo traseiro, elevando a potência combinada para 544 cv. Nos dois casos, a bateria é de 29,5 kWh com autonomia de até 70 km usando somente a energia elétrica, passando de 1.100 km no modo híbrido.
Além da versão híbrida, o Atto 8 terá um visual diferente do Tan elétrico disponível no Brasil. O novo SUV deve adotar a versão mais atual do design inspirado em um dragão. Os faróis DRL são mais finos, enquanto o conjunto óptico principal foi reposicionado mais abaixo, próximo às grandes entradas de ar. A traseira do modelo também foi alterada, com para-choque redesenhado e novas lanternas.
Por fim, o acabamento interior do Atto 8 é completamente novo e inclui formas geométricas no painel. O console central segue uma linha minimalista, eliminando a maioria dos botões físicos. A principal novidade, no entanto, é o sistema semiautônomo DiPilot 300, que utiliza um sensor LiDAR (radar a laser) posicionado no teto.
Caoa Changan
Além da BYD, a Caoa também trouxe grande novidades para o Salão do Automóvel. A nova parceria com uma marca chinesa foi anunciada durante o segundo dia de evento e chega ao Brasil sob o nome Caoa Changan.
É importante notar que a marca não é nova no Brasil e vendeu veículos comerciais leves entre 2006 e 2016, sob o nome Chana Motors. Detalhes sobre os primeiros carros ainda não foram divulgados, mas dois modelos subiram ao palco no Salão: Avatr 11 e 12. Sendo o primeiro um SUV cupê urbano e luxuoso e o segundo, um sedã cupê com apelo mais esportivo.
Apesar disso, o Avatr 11 já está disponível no mercado chinês, o que dá uma ideia do que o público brasileiro pode esperar do modelo. Com dois motores elétricos, o modelo possui 4,89 m de comprimento e 2,97 m de entre-eixos, além de possuir 578 cv de potência e 66 kgfm de torque. De forma que é possível passar de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos.
Na China, o SUV está disponível em duas versões, ambas com bateria de 116,8 kWh. Quando equipada com tração traseira, a autonomia chega a 815 km, mas em casos de tração integral, o número cai para 760 km. A velocidade para as duas opções é de 200 km/h.
Geely EX5 EM-i
Após confirmar um investimento de quase R$ 4 bilhões no país, a Geely segue com planos ambiciosos para o Brasil e irá produzir seu primeiro carro híbrido em território nacional. O EX5 EM-i deve chegar ao mercado no início de 2026, inicialmente importado, mas no segundo semestre será produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR).
Fabricado com base na arquitetura GEA (Global Intelligent Electric Architecture), o SUV médio terá 4,74 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,75 m. Enquanto o porta-malas comporta 528 litros.
Em relação à mecânica, o motor 1.5 a gasolina aspirado é combinado com uma máquina elétrica, que juntos, fornecem 217 cv de potência e quase 27 kgfm de torque. Já a bateria de 19,1 kWh faz o SUV rodar mais de 100 km no modo 100% elétrico. No total, a autonomia combinada deve passar dos 1.400 km.
Honda Prelude
Por fim, durante sua apresentação no Salão do Automóvel em São Paulo, a Honda confirmou que o novo Prelude deve chegar ao Brasil a partir de 2026. O cupê, que será importado no segundo semestre do ano, terá motorização híbrida e marca o seu retorno ao país após 30 anos.
O Prelude usa de um conjunto mecânico capaz de gerar 203 cv de potência e 32,1 kgfm de torque. Ele é composto por dois motores elétricos atuando com o motor 2.0 a gasolina de injeção direta e ciclo Atkinson, sendo que uma das máquinas elétricas funciona exclusivamente como gerador, aproveitando a energia das frenagens e das desacelerações para carregar a bateria que, por sua vez, alimenta o outro motor elétrico.
Com um ar mais esportivo, o novo Honda utiliza o sistema S+ Shift, que simula mudanças de marcha e traz reduções virtuais com "ajuste de rotação do motor a combustão" para melhorar a conexão com o veículo.
Ver essa foto no Instagram